Nesta quinta-feira (16), o Fortaleza enfrentou o Cerro Porteño na partida de volta da Terceira Fase da Libertadores da América de 2023. O clube cearense perdeu por 2 a 1 e está eliminado da competição sul-americana de forma precoce.
No jogo de ida, o Fortaleza já tinha perdido em casa por 1 a 0. Na primeira partida, Thiago Galhardo, que recentemente se desvinculou do Internacional, cometeu um erro que custou a classificação da equipe de Juan Vojvoda. O camisa 9 do Leão do Pici desperdiçou uma penalidade aos 19 minutos do primeiro tempo e perdeu a chance de por os mandantes na frente do placar.
No confronto da volta, o Fortaleza precisava ir atrás do placar e foi para cima do time paraguaio. Porém, acabou expondo demais a defesa. Após cruzamento e bola na trave, Carrizo chegou livre na área para fazer o gol do Cerro.
Com dois gols atrás no placar agregado, Vojvoda foi para o tudo ou nada. Entretanto, depois de cobrança de falta perto do escanteio, Aquino acertou um lindo voleio e marcou um golaço. 2 a 0 na partida e 3 a 0 no placar agregado. O Cerro Porteño ainda teve um gol anulado por impedimento de Morales. Na reta final do duelo, Guilherme descontou para o Fortaleza.
Galhardo foi grande vilão
Pode se dizer que o pênalti perdido por Thiago Galhardo na partida de ida resultou na eliminação precoce do clube cearense. Vojvoda teve que mudar o esquema e partir para cima do Cerro, que conseguiu aproveitar a fragilidade defensiva e matar o jogo.