O time que o Grêmio venceu na disputa da Copa Toyota, a qual se orgulham tanto, agora é um time que ‘pertence’ à segundona. Os dois maiores times do Rio Grande do Sul reivindicam o direito de serem chamados de Campeão Mundial, no entanto, apenas um dos dois acabou conquistando um torneio que realmente tem esse nome e só um deles derrubou um gigante europeu.
Enquanto o Internacional venceu a competição chamada Mundial de Clubes ao bater o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho na grande final do torneio, o time de azul acabou disputando a Copa Toyota. Sendo campeão em cima de um time que hoje não consegue sair da segunda divisão do seu país, aumentando ainda mais a diferença entre os dois.
Em 1983, o Grêmio foi campeão intercontinental após vencer o Peñarol nas semifinais e, na grande final, derrubou o Hamburgo. No entanto, a situação do time alemão caiu bastante nos últimos anos e, neste momento, ele passa grandes dificuldades ao tentar voltar para a elite do futebol do seu país, ficando no quase em diversos anos consecutivos.
Grêmio se orgulha de título em cima de time que não consegue subir
O Hamburgo, adversário do Grêmio naquela partida, vem vivendo um dos piores momentos de toda a sua história. Recentemente, inclusive, os torcedores acabaram passando por uma situação embaraçosa ao invadir o campo achando que estariam subindo de divisão, mas um gol em outra partida da última rodada acabou mudando a história e eles ficaram de fora.
Confira a retrospectiva do Hamburgo na segunda divisão alemã:
- 2019: 4° lugar (1 ponto dos playoffs)
- 2020: 4° lugar (1 ponto dos playoffs)
- 2021: 4° lugar (4 pontos dos playoffs)
- 2022: Derrota nos playoffs (3 pontos do acesso direto)
- 2023: Derrota nos playoffs (1 ponto do acesso direto)