Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Todas as semifinais de Libertadores que o Internacional disputou

Confira todas as semifinais da Copa Libertadores da América que o Sport Club Internacional já disputou em toda a sua história. O time gaúcho é um dos poucos times do cenário nacional que pode bater no peito para afirmar que já alcançou a Glória Eterna. Além disso, mesmo quando não saiu campeão, a equipe conseguiu arrecadar campanhas de destaque em diversas outras oportunidades.

A equipe vermelha é a maior de todo o Rio Grande do Sul e isso se dá por toda a sua história no cenário mundial, tendo títulos que outros só sonham em possuir. Mas, no final das contas, para conseguir alcançar o topo do mundo, o Clube do Povo teve que se esforçar bastante no decorrer das décadas, tentando bastante a cada ano, mas, algumas vezes, parando um pouco antes do desejado.

Como aconteceram nas sete campanhas na Copa Libertadores da América em que o Colorado chegou até, pelo menos, a semifinal do torneio. 1977, 1980, 1989, 2006, 2010, 2015 e 2023 foram os anos em que o time vermelho conseguiu as suas melhores campanhas no cenário continental, tendo ficado a um passo da Glória Eterna em seis deles.

Confira todas as semifinais de Libertadores que o Internacional jogou

1977

Em 1977, logo depois do binacional, o Internacional foi para a Libertadores na busca da taça. As coisas iam bem na primeira fase, quando eliminou Corinthians, El Nacional e Deportivo Cuenca, do Equador. No entanto, na fase semifinal, a situação não andou do jeito esperado.

Na época essa fase era disputada em dois chaveamentos de triangulares. Sendo assim, o Clube do Povo e a Portuguesa, da Venezuela, foram eliminados, com o Cruzeiro avançando. No final das contas, os mineiros foram vice do Boca Juniors.

1980

Em 1980, o Colorado teve uma campanha um pouco melhor, chegando na competição continental depois de ter sido campeão nacional no ano anterior, de maneira invicta. Na ocasião, eliminou Vasco da Gama, Deportivo Galicia e Deportivo Táchira, na primeira fase, em um grupo de brasileiros e venezuelanos.

Depois disso, o Internacional chegou na semifinal, onde, também por triangular, derrubou o América de Cali, da Colômbia, e o Vélez Sarsfield, da Argentina, com duas vitórias e dois empates. Depois de passar pela fase citada, perdeu a final para o Nacional, do Uruguai.

1989

Nove anos depois, o Clube do Povo conseguiria, mais uma vez, alcançar a etapa antes da grande final. Depois de ser vice nacional no ano antes, foi disputar a Libertadores. Naquele ano, passou em terceiro no grupo de brasileiros e venezuelanos, ficando atrás de Bahia e Deportivo Táchira, que eliminaram o Marítimo. Na fase eliminatória, que já era mais parecida com a competição que conhecemos hoje.

O Internacional derrubou, nas oitavas, o Peñarol, do Uruguai. Depois disso, o Tricolor de Aço cruzou novamente o caminho, mas levou a pior. Já a grande semifinal foi disputada contra o Olímpia. Depois de vencer fora de casa, por 1 a 0, o Colorado foi derrubado por 3 a 2 na volta, levando a decisão para os pênaltis, onde os gaúchos foram eliminados. O Atlético Nacional, da Colômbia, venceu aquela taça.

2006 – Título do Internacional

Em 2006, depois de mais um vice nacional, a equipe foi com moral para a competição continental. Na época, a equipe comandada por Fernandão teve um desempenho épico e levou a taça. Na primeira fase, Nacional, do Uruguai, Unión Maracaibo, da Venezuela, e Pumas, do México, foram os enfrentados. Já na parte eliminatória, o time reencontrou o algoz de 1980 e levou a melhor.

Depois disso, LDU Quito, do Equador, foram eliminados pelo colorado. O Internacional encarou o Libertad, do Paraguai, nas semifinais, conseguindo um empate fora de casa e depois vencendo por 2 a 0 em seus domínios, avançando para a final. Naquele ano, o Inter derrotou o São Paulo e foi o grande campeão.

2010 – Título do Internacional

Vice nacional novamente, o Internacional foi para a Libertadores e já derrubou, logo de cara, Deportivo Quito e Emelec, do Equador, além do Cerro, do Uruguai. Nas oitavas e quartas, dois argentinos derrubados, o Banfield e o Estudiantes, por gols fora nas duas vezes.

Sendo assim, a equipe chegou até a semifinal e encontrou um velho conhecido, o São Paulo, que levou a pior novamente. Na ocasião, uma vitória por 1 a 0 em casa e uma derrota por 2 a 1 no estádio adversário garantiram a classificação colorada para a final, por meio do primeiro critério de desempate, os gols fora. O Colorado venceu o Chivas Guadalajara na final e se tornou bicampeão.

2015

Em 2015, o Clube do Povo chegou em sua sexta semifinal de Copa Libertadores da América. Na ocasião, logo na primeira fase se destacou e ficou em primeiro em um grupo com Emelec, do Equador, The Strongest, da Bolívia, e Universidad de Chile. Na ocasião, com 13 pontos, ficou com a terceira melhor campanha da competição.

Já entrando na fase mata-mata, o time vermelho derrubou o Atlético Mineiro e o Santa fe, da Colômbia, para chegar nas semifinais. O duelo antes da decisão, no entanto, foi decepcionante. O Colorado venceu o Tigres, do México, dentro de casa, por 2 a 1. No entanto, na volta, perdeu por 3 a 1, sendo eliminado no saldo de gols. Aquela final foi vencida pelo River Plate.

2023

Já a sétima vez em que esteve na fase em questão foi em 2023. Depois do vice nacional para o Palmeiras, a equipe comandada por Mano Menezes entrou na competição e conseguiu ficar em primeiro em um grupo com Nacional, do Uruguai, Independiente Medellín, da Colômbia, e Metropolitanos, da Venezuela.

Com uma troca no comando para Eduardo Coudet, que assumiu nas eliminatórias, o Internacional bateu o River Plate, da Argentina e o Bolívar, da Bolívia, até chegar na semifinal. Na ocasião, encarou o Fluminense e, em dois jogos movimentados, foi eliminado.

Um empate em 2 a 2 fora de casa deu a vantagem. Assim, mesmo vencendo por 1 a 0 e tendo oportunidades de ampliar, o Internacional acabou tomando a virada e foi eliminado na volta, estragando o sonho do tri. O time das Laranjeiras acabou campeão aquele ano.