Troféu Joan Gamper de 1982: Inter campeão e batendo o Barcelona de Maradona
O Internacional é o único clube brasileiro na história que conquistou o Troféu Joan Gamper. Em 1982, o Colorado venceu o Barcelona, em plena estreia de Diego Armando Maradona, com mais de 100 mil pessoas no Camp Nou, na semifinal. Na decisão, a vítima foi o Manchester City.
A primeira partida do tradicional torneio amistoso foi contra os donos da casa, o Barcelona. Foi a estreia oficial de Maradona, maior contratação do time catalão na época, e 110 mil espectadores compareceram para vê-lo. Entretanto, a festa não foi combinada com o Clube do Povo.
Depois de um 0 a 0 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis. O ídolo argentino fez o primeiro, mas os companheiros não converteram as cobranças seguintes. Do lado vermelho, todas as penalidades foram convertidas: 4 a 1 e vaga para a final.
Na decisão, o adversário foi o Manchester City. Os ingleses foram presa fácil para o Colorado. Edevaldo, Paulo César e Fernando Roberto marcaram, enquanto McDonald descontou para os ingleses.
A conquista do troféu é a única de um clube brasileiro em 65 anos de história do torneio. A taça, banhada a ouro, está guardada em um cofre. O Clube do Povo ainda disputou a competição mais duas vezes, porém, não obteve o mesmo sucesso.
Inter foi 4º em 1989
Sete anos depois, o campeão de 1982 foi derrotado pelo KV Mechelen, por 3 a 1, na semifinal. Na decisão do terceiro lugar, foi batido pelo Barcelona, por 1 a 0, e ficou com o quarto lugar.
3º lugar em 1991
Dois anos depois, o Colorado conseguiu uma colocação melhor que na edição anterior. Na semi, perdeu para o campeão Olympique de Marselha, por 2 a 1. Para decidir o terceiro lugar do torneio, enfrentou e venceu o Rapid Vienna, por 2 a 0.