A Copa Sul-Minas, realizada entre 2000 e 2002, pode voltar a ser disputada no início da próxima temporada. O formato de disputa agrada aos dirigentes das principais equipes de cada estado e os responsáveis pelas federações locais.
O calendário de 2023 tem seis datas reservadas para a realização da competição. O Uol Esporte teve acesso ao documento que conta com o planejamento do Campeonato Mineiro para os próximos dois anos.
Atualmente com 12 clubes na elite, o Mineiro utiliza 14 das 16 datas oferecidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a realização dos estaduais. Com a mudança, a disputa teria 12 datas em 2023 e somente dez a partir de 2024 (sem alterar a quantidade de clubes).
A redução visa encaixar as seis datas reservadas para a Copa Sul-Minas. O torneio regional será disputado por 16 clubes, sendo quatro de cada estado participante. As equipes serão definidas com base no desempenho nos estaduais.
O formato de disputa da Sul-Minas será por mata-mata, com confrontos das oitavas até a final. Os duelos serão por ida e volta nas oitavas e quartas, sendo que a final e semis serão decididas em apenas um jogo.
Copa Sul-Minas está confirmada para 2023?
O presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro falou sobre a possibilidade de realização do torneio. “O que temos ouvido para 2023 é que há um desejo dos clubes em prol da diminuição do número de datas. Isso passa por uma reformulação de todo o campeonato. Não nos surpreenderia se os clubes apresentassem um modelo completamente diferente. Muito provavelmente isso ocorrerá, com a redução do número de datas, inclusive pensando em uma possibilidade de um regional envolvendo Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul”, disse Adriano Aro em entrevista à Rádio Itatiaia.