O Internacional conta com uma das principais promessas do futebol brasileiro nas categorias de base. Trata-se do centroavante Ricardo Mathias, de 17 anos, que foi promovido para a categoria sub-20 e vem empilhando gols mesmo com a diferença de idade para os outros jogadores.
O atacante iniciou na Ferroviária-SP e chamou a atenção ao se destacar num quadrangular preparatório para o Estadual sub-15 de 2021. Artilheiro da competição com 13 gols em 22 jogos, o atleta foi negociado com o Internacional. A equipe paulista manteve 15% dos direitos econômicos do jogador para faturar em uma futura venda.
No Internacional, Mathias gera grande expectativa por parte dos dirigentes. O rendimento, mesmo frequentando categorias acima da sua, tem sido impressionante. Em 2023, na categoria sub-20, ele conta com seis gols em 13 partidas (conforme dados da plataforma oGol).
O principal motivo para o destaque do atacante em categorias superiores é a questão física. Com 1,96m de altura, Mathias é o segundo maior jogador do futebol brasileiro. A estatura chama a atenção e faz com que ele tenha facilidade para se destacar entre os defensores adversários.
Veja quais são os jogadores mais altos do Brasil:
- Valber Junior (Goiás): 1,98m
- Ricardo Mathias (Internacional): 1,96m
- Matheus Cadorini (Coritiba): 1,93m
- Pedro Raul (Vasco): 1,93m
- Rômulo (Athletico-PR): 1,93m
- Matheus Peixoto (Goiás): 1,91m
- Werik (Bragantino): 1,91m
- Alef Manga (Coritiba): 1,91m
- Denzel Damasceno (Goiás): 1,91m
- Alan Kardec (Atlético-MG): 1,88m
- Dylan Talero (Botafogo): 1,88m
- Pablo (Athletico-PR): 1,88m
- Renan (Athletico-PR): 1,88m
- Deyverson (Cuiabá): 1,88m
- Julimar (Athletico-PR): 1,88m
- Diego Abreu (Botafogo): 1,88m
Ricardo Mathias pode sair do Inter?
O atacante Ricardo Mathias coleciona convocações para a Seleção Brasileira Sub-17 e fez parte da conquista do Sul-Americano da categoria. Com um gol e uma assistência em cinco participações, ele é acompanhado por olheiros do futebol europeu desde o período.
O centroavante segue em contrato no Colorado até 2025 e tem multa rescisória para clubes do exterior estipulada em 50 milhões de euros (R$ 268,3 milhões na cotação atual). Desta forma, ele só deixará o Beira-Rio caso haja uma proposta muito boa.