O meia Mathias Villasanti, do Grêmio, está deixando os treinamentos em Porto Alegre para assumir novo compromisso na sequência da temporada. Isso porque o jogador, que é pontuado como um dos principais destaques do Tricolor Gaúcho, foi convocado para defender a Seleção do Paraguai no amistoso contra a Rússia, em Moscou, no dia 25.
Por conta da ausência, o técnico Renato Portaluppi terá uma missão importante para definir a escalação do Grêmio contra o Caxias. Sem a presença do titular no setor, o comandante terá três alternativas: Du Queiroz, Dodi e Ronald. Ele terá a semana cheia para definir qual o jogador que vai assumir a vaga do paraguaio.
Diante da alteração no elenco, Renato não poderá repetir a escalação que entrou em campo na ida das semifinais, contra o Caxias, no Estádio Centenário. “É sempre bom você poder repetir a equipe. Na repetição, eles vão pegando um entrosamento maior”, salientou o treinador do Grêmio, em sua última entrevista coletiva, após o jogo na serra gaúcha.
Os três jogadores disponíveis para a vaga de Villasanti já foram utilizados na atual temporada. A principal disputa está entre Dodi e Du Queiroz. O primeiro foi vinculado ao elenco no início de 2024 e só não participou de duas partidas na primeira fase do Gauchão. Inclusive, ele foi titular no clássico Gre-Nal, vencido pelo Inter, no Beira-Rio.
Du Queiroz, por sua vez, desembarcou em Porto Alegre quando o estadual já estava em andamento. O atleta chegou com status de titularidade, já que conta com características que agradam Renato Portaluppi. O atleta também foi titular no clássico e, ao contrário de seu concorrente, atuou durante os 90 minutos.
Inter pode enfrentar o Grêmio
O Grêmio ainda vai realizar mais cinco atividades até o jogo da volta contra o Caxias. O Tricolor Gaúcho venceu a ida pelo placar de 2 a 1, então tem a vantagem do empate para chegar à final do Gauchão. Caso avance, enfrenta Inter ou Juventude.