A vitória do Internacional finalmente acabou determinando o fim de um ciclo do time gaúcho junto com Mano Menezes nesta temporada. O Clube do Povo conquistou o primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro, desta vez contra um adversário de peso, o que acabou gerando uma grande mudança nos bastidores da instituição depois disso.
O trabalho da comissão técnica de Mano Menezes vivia uma grande pressão vinda dos torcedores e também da imprensa do Rio Grande do Sul, o que não poderia ser citado como injusta, tendo em vista os resultados ruins que foram apresentados no começo de ano. Agora, no entanto, uma grande virada de chave pode ter sido protagonizada pelo elenco.
Mesmo depois de sair perdendo, em pleno Beira-Rio, para o Flamengo, o time gaúcho não se abalou e manteve sua ideia de jogo, o que deu resultados. Depois de boas mexidas no segundo tempo, um atleta que recém tinha entrado em campo, Maurício, acabou decidindo ao marcar dois golaços e se tornou o responsável direto por uma grande mudança dentro do Inter.
Ao que parece, o ciclo que pressão que rondava o trabalho de Mano Menezes aliviou e bastante com a vitória, dando mais paciência para que os torcedores e a imprensa analisem com mais calma as atuações daqui para frente. Muito por isso, foi visto o quanto a comissão técnica vibrou com os tentos de Maurício e também após o final do confronto.
Acabou a pressão em cima do Inter?
Ainda é cedo para dizer que acabou qualquer tipo de pressão em cima do elenco do Internacional, mas pode se dizer que a grande vitória no Campeonato Brasileiro pode abrir um novo capítulo na temporada colorada, encerrando o ciclo de desgaste gigante que existia até poucos dias atrás. O próprio treinador já tinha previsto uma virada de chave em caso de vitória.