Depois de dois empates nas duas primeiras rodadas, o técnico Mano Menezes identificou falhas no setor ofensivo da equipe Colorada e fez alterações. Com o início de ano ruim, Alemão deixou a equipe para a entrada de Pedro Henrique, que fez dupla com Wanderson.
A alteração surtiu efeito, visto a goleada aplicada no último sábado (28), por 4 a 0 sobre o São Luiz, dentro do Beira-Rio. Pedro Henrique marcou duas vezes, se isolando na artilharia do Campeonato Gaúcho com três gols. Wanderson também deixou o dele.
A entrada de Pedro Henrique manteve o esquema tático usado por Mano Menezes. A diferença foi na mobilidade do setor ofensivo. Jogando como 9, PH conseguiu causar mais dor de cabeça na zaga adversária, o que não vinha acontecendo com Alemão na equipe.
Depois da partida, o jogador geralmente atua pelos lados do campo falou que jogar como centroavante não é novidade, já que desempenhou essa função em outros clubes que defendeu.
“Fiz uma função diferente, mas continua sendo ofensiva. Fiz um pouco pelo Alemão, que fez muito pela gente. Em outros momentos precisou se desdobrar lá na ponta e fez muito pela gente. Hoje pude colaborar com a equipe. Eu já fiz essa função em outros clubes quando foi preciso. Eu não sou um jogador de disputar muito a bola como pivô, eu preciso da movimentação. Me beneficiei muito pela qualidade dos meus companheiros, que acham os passes e as triangulações. Me aproveitei disso e pude ajudar a minha equipe”, disse Pedro Henrique na zona mista.
A dupla Wanderson e Pedro Henrique teve sucesso. Com muita mobilidade, os dois jogadores chegaram se revezar no ataque, invertendo posições. Porém, PH foi o centroavante Colorado na maior parte do jogo. Além de ter marcado duas vezes, o camisa 28 também participou dando uma assistência para Wanderson marcar o seu gol.
Movimentação de Pedro Henrique beneficia Mauricio
Além de ter sido o destaque da goleada por 4 a 0 sobre o São Luiz no último sábado (28), tendo participação direta em três gols, Pedro Henrique também foi um dos responsáveis pela boa partida do meia Mauricio, que não vinha muito bem na temporada.
Depois da partida, o técnico Mano Menezes disse em entrevista coletiva que a movimentação do atacante no setor ofensivo ajudou muito o meio-campo na construção de jogadas, que tinha De Pena, Alan Patrick e Mauricio.
“Mauricio teve papel importante para soltar o Alan Patrick, que é compartilhar a função de armar a equipe. Com o Pedro Henrique dando maior profundidade mais pela direita proporcionou que o Mauricio aparecesse mais por dentro, com dois meias fica mais difícil para o adversário marcar. O time é um conjunto. A equipe precisa funcionar na engrenagem para a gente funcionar e foi isso que aconteceu” disse Mano Menezes.
Depois da boa atuação, a dupla Pedro Henrique e Wanderson devem ganhar continuidade na temporada. Mano Menezes deverá manter a equipe para a partida de quinta-feira (2), contra o Ypiranga, às 16h30, pela 4ª rodada do Campeonato Gaúcho.