Russos vão aos tribunais e Yuri Alberto pode jogar a próxima Liga dos Campeões
O Zenit precisou entrar com um recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) para que Yuri Alberto possa jogar a Liga dos Campeões na próxima temporada. A ação do time de São Petersburgo foi em conjunto com CSKA Moscou, Dínamo de Moscou e Sochi. Os clubes alegaram que a exclusão de times russos era contrária aos princípios da UEFA.
Dentre as sanções sofridas pela Rússia em razão da guerra com a Ucrânia, estava o impedimento de equipes do país de participarem de competições da entidade. Sendo assim, os quatro times que estariam classificados para os torneios europeus recorreram ao TAS, a Suprema Corte do esporte.
“A exclusão das equipas russas da participação nas competições europeias é contrária aos princípios e objetivos fundamentais da UEFA, que fazem parte da estratégia para o desenvolvimento do futebol na Europa, o que leva a uma violação da integridade do ecossistema futebolístico”, diz uma parte do trecho do comunicado oficial do Sochi.
“As ações contra os clubes russos são baseadas apenas em sua nacionalidade, são contrárias aos princípios esportivos e são inerentemente discriminatórias, pois o futebol não é mais acessível a todos”, finaliza.
Primeira Liga dos Campeões de Yuri Alberto
Com o Zenit autorizado a jogar a próxima edição da Champions League, Yuri participará pela primeira vez da maior competição de clubes do mundo.
Em pouco tempo de clube, o ex-Colorado já conquistou um lugar na equipe e hoje é titular. Nas 14 partidas que disputou, balançou as redes adversárias seis vezes e deu três assistências.
Uma promessa do futebol mundial, o atacante rendeu cerca de R$ 113 milhões aos cofres do Internacional. Caso ele continue se destacando e seja vendido posteriormente, o clube ainda receberá um outro valor por ter mantido parte dos direitos do jogador.