O zagueiro Ronald Araújo, que defende o Barcelona e a Seleção do Uruguai, chama a atenção por conta das raízes com ligação ao Brasil. Isso porque o jogador cresceu em Rivera, na fronteira entre os dois países, sendo filho de mãe brasileira e torcedor do Inter. Por conta disso, a partida diante do Brasil, na próxima terça-feira (21), terá um clima especial para o defensor.
Aos 24 anos de idade, Araújo manda bem no português. Nascido na cidade fronteiriça com Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, o zagueiro teve contato com muitos elementos que fazem parte do cotidiano dos brasileiros, como comida, programas de TV e idioma – mesmo misturando português e espanhol.
“Aprendi (a língua) vendo TV, falamos o portunhol, uma mescla de espanhol e português, mas também tenho família do lado brasileiro, então aprendi a falar. Escuto música, pagode, sertanejo, e gosto muito de feijoada”, disse Araújo em entrevista à TNT Sports.
O defensor teve um crescimento muito rápido no futebol nacional. O atleta teve início no Huracán, do Uruguai, quando era atacante até pouco antes de se profissionalizar. No Rentistas, onde estreou no profissional em 2016, aos 17 anos, foi do ataque para a zaga. A mudança parece ter dado certo, já que ele imediatamente passou a ter destaque.
Após destaque na segunda divisão pelo Rentistas, Araújo foi para o Boston River, da elite uruguaia. Depois de uma temporada no novo clube, o zagueiro chamou a atenção do Barcelona, que o contratou inicialmente para o time B. Dois anos depois, começou a ter chances no time principal.
Ronald Araújo torce para o Internacional?
O lado brasileiro de Araújo também tem relação com o time do coração. Ele nunca confirmou publicamente, mas pessoas próximas garantem que ele era torcedor do Internacional na infância. O perfil do zagueiro em uma rede social, inclusive, dá um forte indicativo disso.
A conta de Araújo no Instagram segue apenas cinco clubes: Huracán de Rivera, Rentistas, Boston River e Barcelona, os quatro que o atleta defendeu até hoje na carreira, e o Internacional fecha a conta. Além do mais, ele segue D’Alessandro, Carlos de Pena e Igor Gomes.