O Brasil está definindo as cidades-sede para a candidatura na Copa do Mundo Feminina de 2027. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) considerou diversas cidades e é possível que o Beira-Rio esteja à disposição para o torneio. Na última sexta-feira (29), a entidade fez um anúncio para falar sobre o tema.
Além de definir as 10 cidades indicadas, a CBF também apresentou a documentação oficial que deve ser submetida à Fifa até o dia 8 de dezembro de 2023. O documento contém informações sobre cidades, estádios, centros de treinamento e hotéis. É bem provável que o Beira-Rio esteja presente entre os locais citados.
Entre as 12 cidades que sediaram a Copa do Mundo Masculina de 2014 no Brasil, todas foram consideradas para o projeto da Copa do Mundo Feminina de 2027 – com exceção de Natal e Curitiba.
As cidades escolhidas são:
- Belo Horizonte
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Porto Alegre
- Brasília
- Cuiabá
- Salvador
- Recife
- Fortaleza
- Manaus
Entre as cidades, sete já têm estádios indicados. A cidade de Porto Alegre ficou de fora nessa questão, abrindo espaço para que Beira-Rio ou Arena do Grêmio sejam as escolhidas. Veja os estádios que já foram citados pela CBF:
- Maracanã (Rio de Janeiro)
- Arena Fonte Nova (Salvador)
- Arena Pantanal (Cuiabá)
- Arena Castelão (Fortaleza)
- Arena da Amazônia (Manaus)
- Mané Garrincha (Brasília)
- Arena Pernambuco (Recife)
Em São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte existe mais de uma opção de estádio. A tendência é de que os escolhidos sejam a Neo Química Arena, o Beira-Rio e o Mineirão. No entanto, ainda é possível que a entidade mude a proposta apresentada para a Fifa.
Beira-Rio fora? Brasil compete na candidatura
O Brasil concorre com outras três candidaturas para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027: África do Sul, EUA/México e Alemanha/Bélgica/Holanda. Os representantes da entidade máxima do futebol realizarão visitas aos concorrentes em fevereiro de 2024. O vencedor será escolhido em congresso no dia 17 de maio de 2024, na Tailândia.
A Copa do Mundo Feminina segue com o mesmo formato de 2023: são 32 seleções divididas em oito grupos de quatro equipes na fase inicial, avançando os dois melhores do grupo para as oitavas de final.