Após o término do Campeonato Brasileiro, o Grêmio demonstrou que perdeu um dos melhores jogadores do país. Com passagem recente pelo Tricolor Gaúcho, o lateral-esquerdo Juninho Capixaba, do Red Bull Bragantino, foi um dos principais responsáveis pela classificação do Massa Bruta à Pré-Libertadores.
O defensor, inclusive, foi o maior pontuador no Cartola 2023, com o acúmulo de 215.60 pontos, média de 6.90 em 32 partidas disputadas. O atleta ajudou os cartoleiros a ganharem pontos com scouts ofensivos e defensivos. Durante a competição, foram dois gols, uma assistência, uma finalização na trave e outras 31 finalizações, além de 60 faltas faltas sofridas.
A melhor atuação de Juninho Capixaba aconteceu na oitava rodada, quando fez 19.20 na vitória do Bragantino por 2 a 0 sobre o Santos. Além de ter mantido o saldo de gols, o lateral balançou as redes e executou cinco desarmes na partida. Ao todo, foram sete pontuações acima de 10 pontos e apenas uma negativada nesta edição do fantasy.
Entre os jogadores do Red Bull Bragantino, o profissional ficou 46.30 pontos à frente do segundo colocado, o atacante Eduardo Sasha, que fez 169.30 pontos. Desta forma, os números ressaltam a boa temporada de Juninho Capixaba e demonstram que ele foi um dos principais destaques do Red Bull Bragantino em 2023.
Capixaba teve pouco espaço no Grêmio
O atleta de 26 anos teve passagem de duas temporadas pelo Grêmio, em 2018 e 2019, porém não foi aproveitado com tanta frequência. Por conta da falta de espaço, ele foi transferido por empréstimo ao Bahia e também defendeu o Fortaleza. Na atual temporada, o contrato com o Tricolor Gaúcho chegou ao fim e Capixaba foi contratado pelo Bragantino.
O atleta está vivendo um dos melhores momentos de sua carreira em 2023, somando 56 partidas, três gols e quatro assistências durante o período. Para a próxima temporada, a tendência é de que ele permaneça no time paulista.