Em 2012, o Internacional visitou o Estádio Olímpico e empatou com o Grêmio por 2 a 2, em partida válida pelo Campeonato Gaúcho. O confronto ficou marcado pela utilização de um modelo de uniforme único, feito pelo Colorado somente para uso no clássico.
O Internacional entrou em campo com uma camisa tampão e o motivo foi por conta da migração colorada da Reebok para a Nike. A estreia da nova marca estava marcada para a partida seguinte, então o Clube do Povo usou um modelo de uniforme provisório.
O uniforme tinha o escudo centralizado e contava somente com os patrocínios do Banrisul, Tramontina e Unimed. A camisa seguia os moldes tradicionais: era vermelha e tinha detalhes em branco, juntamente com o calção branco com detalhes em vermelho e o meião totalmente vermelho.
Logo depois da partida, o novo modelo do Internacional com a Nike foi estreado na Libertadores da América. O uniforme foi utilizado pela primeira vez contra o Juan Aurich, na primeira rodada da fase de grupos da competição internacional.
O novo modelo mantinha o vermelho tradicional e tinha detalhes em branco. A camisa contava com vários detalhes, como as mangas dobráveis que revelam, no interior, a frase “campeão de tudo“, usada pelo colorado desde suas primeiras conquistas no século.
GreNal e a temporada 2012 do Internacional
O Internacional venceu o Gauchão na temporada 2012, não houve uma final, já que o Colorado faturou os dois turnos. O primeiro foi em um GreNal, batendo o maior rival por 2 a 1. No segundo turno o adversário da decisão foi o Caxias, que também ficou pelo caminho.