Colorado: por que o torcedor do Internacional é chamado assim?

- Publicidade -

- Publicidade -

Por que o torcedor do Inter é chamado de Colorado? No início do Século 20, os irmãos Poppe (José, Luiz e Henrique), que eram comerciários de São Paulo, vieram para Porto Alegre e tentaram jogar futebol na cidade, mas os únicos clubes existentes, o Grêmio e o Fussball Porto Alegre, eram abertos somente aos descendentes de alemães.

Foi assim que eles decidiram criar o Internacional, um clube disposto a receber pessoas de todas as nacionalidades. A reunião de fundação foi realizada no dia 4 de abril de 1909 e dessa forma começou a história do Colorado.

- Publicidade -

A quantidade de pessoas na primeira reunião surpreendeu e contou com cerca de 40 pessoas, sendo que a maioria era composta por comerciários, estudantes e funcionários públicos.

A segunda reunião aconteceu em 11 de abril de 1909 e a primeira diretoria do clube foi escolhida na ocasião, sendo estabelecida da seguinte forma:

  • Presidente: João Leopoldo Seferin
  • Vice-presidente: Pantaleão Gonçalves de Oliveira
  • Presidente honorário: Gracilliano de Faria Ortiz
  • Primeiro secretário: Legendre das Chagas Pereira
  • Segundo secretário: Manuel Lopes da Costa
  • Primeiro tesoureiro: Antônio Coiro
  • Segundo tesoureiro: Waldemar Fachel
  • Capitão: José Thomáz Poppe Leão
  • Orador: Henrique Poppe Leão
  • Comissão de campo: João Luis de Andrade Vasconcelos, Irineu dos Santos, Luiz Madeira Poppe e Alcides Filho Ortiz.

- Publicidade -

O primeiro mandatário, João Leopoldo Seferin, tinha apenas 17 anos, mas o presidente honorário teria que ser mais velho e com prestígio na cidade. Dessa forma, Graciliano de Faria Ortiz (sogro do fundador Henrique Poppe Leão) foi o escolhido para exercer o cargo.

João Leopoldo Seferin, o primeiro presidente do Inter

A escolha das Cores do Internacional e o surgimento do Colorado

O vermelho e branco foram escolhidos como as cores do Internacional através do samba, pois todos os jovens que participaram da fundação do Colorado curtiam o carnaval de rua de Porto Alegre, que se dividia entre os Venezianos (usavam as cores vermelho e branco) e a Sociedade Esmeralda (usavam as cores verde e branco).

Os Venezianos eram maioria na reunião, então o vermelho e o branco venceram a votação que foi realizada e foram declarados como as cores do Internacional. E assim começou a história…

Dessa forma, surgiu, em menção à cor vermelha do time, a nomeação “colorado” para designar as pessoas que torcem para o Internacional.

Colorado: O surgimento da palavra que designa os torcedores do Internacional

O “colorado” é utilizado na língua portuguesa há séculos para representar o sentido de vermelho, ou colorido. Confira os significados:

  • “Que apresenta, natural ou artificialmente, cor mais ou menos vermelha”;
  • “Que se coloriu, recebeu alguma cor ou coloração”;
  • “De cor vermelha; vermelho”.

Nas últimas décadas, também passou a ser representada como a palavra que designa os torcedores do Internacional: “Diz-se do adepto do Esporte Clube Internacional, de Porto Alegre; relativo ou pertencente a esse clube”.

O primeiro uniforme do Internacional

Com as cores definidas em vermelho e branco, o primeiro uniforme do Internacional foi criado por Humbertina Fachel, irmã de dois fundadores do clube.

O uniforme era branco e tinha listras verticais vermelhas, calções brancos e boné vermelho e branco, além de uma gravata nas duas cores.

Alguns meses depois da fundação, com o insucesso contra o Grêmio e a demissão do primeiro presidente, o Internacional adotou um modelo semelhante ao que é utilizado hoje. Então, escolheram a camisa vermelha, com detalhes brancos, calções e meias pretas e escudo na altura do coração.

Ao longo dos anos, o Colorado utilizou diversos modelos, entre eles: camiseta branca com uma faixa diagonal vermelha, camiseta totalmente branca e calções e meias vermelhas ou brancas.

Reprodução do uniforme exposto na Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional.

Comentários do Facebook

- Publicidade -