7 curiosidades sobre Muricy Ramalho
Muricy Ramalho é, sem dúvidas, um dos grandes treinadores do futebol brasileiro. Por quase todos os clubes que passou na carreira, o técnico ganhou títulos e saiu como ídolo. Uma figura singular e um personagem inconfundível, ele cativa até mesmo os adversários com uma impaciência carismática.
No Beira-Rio, o treinador teve duas passagens, ganhando dois títulos do Gauchão e participando de um capítulo importante da história do clube, em 2005.
Confira 7 curiosidades sobre Muricy Ramalho:
- Palmeirense que fez história no São Paulo: quando criança, ele torcia para o Verdão, mas foi levado para jogar no Tricolor paulista justamente por Valdemar Carabina, ídolo Alviverde.
- Quase jogou uma Copa do Mundo: anos antes, o meio-campista Muricy era tido por Rubens Minelli como um nome para o Mundial de 1978; no entanto, as lesões acabaram o atrapalhando.
- Injusto vice-campeonato no Inter: ele era o treinador colorado em 2005, ano do escândalo de manipulação de resultados que beneficiou o Corinthians no Campeonato Brasileiro.
- Único tricampeão brasileiro seguido: somente Muricy conseguiu ganhar o Brasileirão por três vezes consecutivas, 2006, 2007 e 2008, quando dirigiu o São Paulo pela segunda vez.
- Cinco vezes o melhor do Brasil: como treinador, foi eleito o melhor treinador do futebol brasileiro por cinco anos, sendo quatro seguidos: 2005, 2006, 2007, 2008, e 2010.
- Fracasso no Palmeiras: em 2009, o treinador foi contratado pelo clube de infância, porém deixou escapar o título do Brasileirão daquele ano, que estava nas mãos, e acabou ficando de fora até da Libertadores.
- Campeão da Libertadores em 2012: a falta do título continental perseguia o treinador vitorioso no cenário nacional; a taça veio com o Santos, na época de Neymar e Ganso.