Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Internacional foi campeão mundial de futsal em 1997

Vencer título mundial não faz parte só da história do futebol do Internacional. Em 1997, o clube também pintou o mundo do futsal de vermelho, conquistando a primeira edição do torneio. O local da competição não poderia ter sido mais propício: o Gigantinho, casa colorada em diversas modalidades.

O campeonato foi disputado por oito equipes, divididas em dois grupos com quatro times. Na primeira chave, Di Bufala (EUA), Barcelona, Peñarol e Genk, da Bélgica, duelaram em partida única. Do outro lado, o Colorado enfrentou o Tilburg, da Holanda, o Boca Juniors, e a Universidad de Chile.

Formado pelo quinteto titular composto por Serginho, Julio César, Waguinho, Manoel Tobias e Leandro, o Clube do Povo passou em segundo lugar no grupo. Na semifinal, um passeio vermelho: impiedosos 11 a 0 em cima do Di Bufala.

Na decisão, curiosamente, o adversário foi o Barcelona. Depois de empatarem no tempo normal, os times que viriam a se encontrar no futebol anos mais tarde, foram para a prorrogação. No tempo extra, 4 a 2 para o Colorado, e o primeiro Mundial diante dos espanhóis.

Barcelona fez de tudo para não pegar o Internacional

Os catalães, em jogo contra o Di Bufala, protagonizaram a partida que ficou conhecida como “o jogo de futsal mais bizarro de todos os tempos”. A partida foi decisiva, pois decidiu quem avançava para enfrentar o Clube do Povo na semi.

Como ninguém queria Manoel Tobias e companhia pelo caminho, os dois times fizeram de tudo para perder. Após 1 a 1 na primeira etapa, a equipe espanhola fez, de maneira proposital, dois gols contra.

Depois do placar “construído”, o goleiro do Barça passou a defender a meta adversária para evitar que o rival também fizesse gols contra. Mas, não teve jeito, pegaram o Colorado na final e foram derrotados, o mundo ficou vermelho pela primeira vez.