Oito clubes assinaram o documento em prol da criação da nova liga para o futebol brasileiro. A reunião, realizada na terça-feira (3), não conseguiu chegar em um acordo coletivo com todas as agremiações presentes.
Apenas Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Bragantino e Flamengo assinaram o documento entre os times da Série A. Além deles, Ponte Preta e Cruzeiro, da Série B, decidiram demonstrar apoio ao grupo.
O estatuto desse grupo prevê a eleição de um conselho quando houver 12 participantes. Caso esse número não seja atingido em até oito meses, a reunião dos times servirá apenas para discussão econômica da liga.
Atlético-MG e Vasco da Gama também demonstraram interesse para assinar, mas não oficializaram a entrada no grupo. Eles ainda precisam de uma aprovação interna nos respectivos conselhos para assinarem o documento.
O próximo passo para a criação da nova liga no futebol brasileiro é a realização de uma reunião com todos os 40 clubes das duas principais divisões. A intenção é chegar em um consenso para que todos assinem o documento.
“Entendemos que o próximo passo é reunir os 40 principais clubes do futebol brasileiro na sede da CBF, no dia 12, para uma posição em consenso. Até lá, todos terão tempo para avaliar os termos que estão na mesa. Temos pressa, mas não podemos errar”, disse Jorge Braga, CEO do Botafogo.
A intenção é de que esses oito participantes desenvolvam a ideia e consigam mais apoio até 2025, ano em que o Brasileirão será organizado pela primeira vez pela Liga dos Clubes.
Internacional está fora da Liga dos Times?
O Internacional não faz parte de nenhum movimento, principalmente por questões políticas e pela força de Francisco Novelletto no futebol gaúcho. O clube aguarda o avanço das negociações e avalia a possibilidade de entrar no movimento em prol de alguma liga.