Times da Sul-Americana se deram melhor nas oitavas contra equipes vindas da Libertadores em 2021
Os clubes que avançaram da fase de grupos da Copa Sul-Americana levaram a melhor sobre os times da Libertadores em 2021. A edição da temporada passada da competição da Conmebol foi a primeira com o atual formato, reunindo as equipes de ambas as competições no mata-mata.
No formato utilizado atualmente e que foi implementado no ano passado, os terceiro colocados da Liberta entram nas oitavas da Sula. Esses times encaram os líderes de cada chave que avançam para a segunda fase do torneio.
Em oito confrontos na edição anterior, as equipes da Sula levaram a melhor em cinco, enquanto os da Liberta apenas em três.
Os confrontos das oitavas de final em 2021:
Vitórias da Sul-Americana
Peñarol eliminou o Nacional
Athletico-PR eliminou o América de Cali
Rosário Central eliminou o Deportivo Táchira
Bragantino eliminou o Independiente del Valle
Libertad eliminou o Junior Barranquilla
Vitórias da Libertadores
LDU eliminou o Grêmio
Sporting Cristal eliminou o Arsenal de Sarandí
Santos eliminou o Independiente
Times da Libertadores não passaram para as semifinais da Sul-Americana
A vantagem dos times da Sula não parou nas oitavas de final. Nos duelos da fase seguinte, quartas de final, a superioridade foi completa. Nenhuma das equipes advindas da Liberta chegou às semifinais, foram todas eliminadas.
A LDU, que eliminou o Grêmio, parou no Athletico-PR, que foi o campeão em 2021. O Sporting Cristal, do Peru, perdeu para o Peñarol e ficou pelo caminho. Assim como o Santos que caiu para o Libertad no gol qualificado.
Assim, as semifinais e a grande decisão ficaram entre os clubes que disputaram a Sula desde o início. A final, inclusive, foi brasileira, entre Red Bull Bragantino e Athletico-PR.