O meio-campista Estevão, do Internacional, aparece como um dos maiores destaques recentes do time de Mano Menezes. O atleta foi o autor de um dos gols na partida contra o 9 de Octubre e teve o contrato renovado até junho de 2026.
A trajetória do jogador até chegar ao futebol profissional foi contada pela mãe do atleta, Valdeli, que concedeu entrevista ao Globo Esporte. Estevão teve dificuldades e tudo começou durante a gravidez.
“Começa pela gravidez, que foi de risco. Tive descolamento de placenta, hipertensão. Do terceiro ao nono mês, fiquei bem parada, sem movimentos bruscos. Tomei medicações para fortalecer. Tínhamos muita preocupação se daria certo”, afirmou Valdeli.
Anos depois, Estevão apresentou dificuldades para crescer. Assim como Lionel Messi, o meio-campista teve que utilizar medicações e conseguiu crescer até uma altura considerada agradável.
“Ele não produzia hormônios suficientes. Precisamos introduzir medicações diárias, o hormônio GH. Não é a pior coisa do mundo, mas ninguém gosta de ver o filho levar furadinha todos os dias. Poderia potencializar uma diabetes. Foi tudo muito difícil, com renúncias”, salientou a mãe.
A jornada de Estevão nas categorias de base
O início de Estevão nas categorias de base começou pelo Santos, aos nove anos de idade. O jogador chamou a atenção e teve que se mudar com a família para a cidade. O meio-campista permaneceu no clube até os 14 anos e foi dispensado.
O Internacional apareceu como uma oportunidade para o jogador e ele foi aprovado nos testes. Permaneceu no alojamento do clube até a família se mudar novamente para a cidade. Estevão foi passando por todas as categorias de base até chegar ao profissional.
Em 2022, o atleta chamou a atenção do técnico Cacique Medina e começou a fazer parte do elenco do time principal. A chegada de Mano Menezes facilitou ainda mais a utilização do jogador e ele virou uma das alternativas na equipe.