Inter e Atlético-MG encabeçam grupo que deseja vender direitos do Brasileirão
Na última quarta-feira (9), uma reunião oficializou o nascimento de um movimento composto por 25 clubes que visam a negociação da divisão dos direitos de imagem do Brasileirão. Dentre os grandes clubes da Série A, os principais que compõe a lista são Inter e Atlético Mineiro.
O tema gera discussões há tempos, na qual frequentemente são estabelecidos paralelos com a divisão europeia, que é considerada a mais justa do futebol, sobretudo, na Inglaterra, onde os grandes clubes acabam recebendo cifras consideráveis, no entanto, sem grande diferença para os menores. Isso porque o método é baseado pelo desempenho no campeonato.
O movimento criado em reunião também visa combater o Libra (Liga do Futebol Brasileiro), na qual foi o último bloco a definir mudanças nas divisões dos direitos de imagem da competição. O movimento composto por 13 clubes propôs que a repartição das cifras seria de 40% de valor igualitário entre os participantes, 30% pela performance, além de 30% pelo engajamento e audiência.
Contudo, a contraproposta do bloco criado na quarta-feira, é que a divisão será 50% de forma igualitária, 25% pela campanha no campeonato e 25% pelo engajamento. Além do Inter, outro clube gaúcho que compõe o movimento, é o Juventude. Já o arquirrival colorado pretende se juntar ao oposto e compor os clubes da Libra.
Confira os clubes que fazem parte do bloco criado na quarta-feira:
Com uma mesclagem de diversos clubes, a maioria que compõe o movimento deriva da Série B, que se somam a equipes da elite nacional e completam a lista de 25 equipes.
- América-MG
- Atlético-MG
- Atlético-GO
- Athletico-PR
- Avaí
- Brusque
- Ceará
- Chapecoense
- Coritiba
- CRB
- Criciúma
- CSA
- Cuiabá
- Fluminense
- Fortaleza
- Goiás
- Inter
- Juventude
- Londrina
- Náutico
- Operário
- Sampaio Côrrea
- Sport
- Tombense
- Vila Nova