As escolhas de Mano Menezes tem cada vez mais entrosado o time do Inter. Mesmo que algumas decisões do treinador não agradem a torcida, a equipe apresenta evolução a cada partida, algo que vem resultando no número significativo de jogos sem perder sob o comando do técnico gaúcho. Nos últimos dois enfrentamentos, Mano optou por escalar Gabriel e Rodrigo Dourado no meio-campo, medida na qual ocasionou no reforço da proteção defensiva.
Na temporada anterior, o modelo já havia sido adotado por Diego Aguirre. O uruguaio utilizou Rodrigo Lindoso e Dourado juntos e as consequências acabaram sendo semelhantes a do time de Mano. Contudo, o técnico gaúcho possui opções ofensivas de mais qualidade. Com isso, a equipe atual possui um equilíbrio maior.
Dourado e Gabriel ofereceram liberdade para os jogadores do setor ofensivo, especialmente para Alan Patrick, que apesar da notável qualidade técnica, não apresenta valências defensivas e necessita de proteção. Além disso, o modelo apresentou proteção as laterais, setor que tem sofrido com os ataques adversários, especialmente no lado direito.
Rodrigo Dourado segue criticado pela torcida
Mesmo com os resultados positivos de Mano Menezes, Rodrigo Dourado ainda não conseguiu retomar a boa relação com a torcida. O camisa 13 tem contribuído com atuações seguras, além de ter se destacado no duelo contra o 9 de Octubre, pela Sul-Americana, em que fez três gols. Apesar disso, na partida contra o Flamengo, o volante foi vaiado quando teve seu nome anunciado no telão.
As críticas ao meio-campista não parecem afetar Mano Menezes. Dourado vem sendo titular absoluto com o comandante, que não deverá abrir mão do novo esquema adotado. Para o enfrentamento contra o Goiás, o camisa 13 deverá atuar novamente ao lado de Gabriel, decisão na qual causará repúdio em alguns torcedores.