Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Flamengo confirma que o Grêmio realmente não tem Mundial de Clubes

O Internacional é um dos poucos times do Brasil a ganhar o Mundial de Clubes da Fifa, o único do Rio Grande do Sul. A competição passou a ser disputada em 2005 de forma ininterrupta após um torneio experimental em 2000 que acabou dando errado. Nesta terça-feira (7), o Flamengo jogou pelas semifinais da competição e acabou derrotado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, por 3×2.

Essa derrota foi a sexta de um time da América do Sul na competição antes da decisão. Infelizmente o primeiro a cair foi o Inter, derrotado pelo Mazembe em 2010, por 2×0. Depois disso, o Atlético-MG perdeu para o Raja Casablanca (2013) e o Palmeiras caiu para o Tigres (2020, disputado em 2021), além dos brasileiros, o Atlético Nacional (2016) e o River Plate (2018) também fizeram feio.

A competição está sendo disputada pela 19ª vez na história, são 18 no atual formato que conta com mata-mata e seis quedas dos sul-americanos. São sete equipes, os seis campeões continentais e um representando do país sede. O time da América do Sul entra nas semifinais, assim como o time da Europa, os demais jogam as quartas de finais, além de um play-off entre a equipe local e o campeão da Oceania.

O Grêmio venceu a Copa Intercontinental em 1983, batendo o Hamburgo. Era uma partida única, sem a presença de clubes de outros continentes, diferente do que acontecia na Copa do Mundo, já naqueles tempos. A Fifa até reconhece estes torneios jogados desde os anos 60, mas não coloca na mesma prateleira de Mundial, o que está cada vez mais provado com os fracassos dos sul-americanos.

Intercontinental não é Mundial

Em 18 edições neste formato, seis vezes o time da América do Sul não chegou na final. Isso representa 33,3% das competições realizadas com a presença de equipes de todos os continentes.

Em 2023, quando divulgou a presença do Flamengo na competição, a Fifa não citou o título intercontinental conquistado pelo time do Rio de Janeiro em 1981. Ao longo dos anos, a entidade teve diversas posturas, mas nunca colocou os dois torneios na mesma prateleira.