A próxima edição da Copa Libertadores da América já está criando forma e 14 times estão confirmados. Até o momento, o único clube brasileiro garantido é o Atlético-MG. Flamengo e Palmeiras decidem a final da competição continental e vão decidir quem vai conquistar a próxima vaga do país.
A próxima edição terá 47 participantes e vai começar no dia 9 de fevereiro de 2022 (considerando os playoffs que acontecem antes da fase de grupos). A final foi adiantada por causa da realização da Copa do Mundo ao fim do ano e vai ocorrer no dia 29 de outubro.
O futebol brasileiro será o que terá mais representantes, com nove times na disputa. Além do Brasil, a Argentina terá seis representantes e todos os outros países (Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) terão quatro participantes.
Os times que já estão garantidos na próxima edição da Libertadores:
- Colón (Campeão da Copa da Liga Argentina)
- Colo-Colo (Indefinido)
- Universidad Católica (Indefinido)
- Everton (Vice-campeão da Copa do Chile)
- Emelec (Campeão da primeira etapa da Serie A equatoriana)
- Independiente del Valle (2º lugar na tabela acumulada da Serie A equatoriana)
- Libertad (Campeão do Abertura)
- Cerro Porteño (Indefinido)
- Sporting Cristal (Finalista da Liga Peruana)
- Alianza Lima (Finalista da Liga Peruana)
- Universitario (3º lugar da Liga Peruana)
- Universidad César Vallejo (4º lugar da Liga Peruana)
- Atlético-MG (Indefinido)
Internacional briga por vaga na Libertadores
O Internacional segue em busca de uma vaga na Libertadores e o maior objetivo do clube no momento é a classificação direta para a fase de grupos da competição. Os dirigentes entendem que a participação na próxima edição já está praticamente garantida, mas querem evitar os playoffs para não correr riscos.
No momento, o Colorado está em sétimo com 44 pontos e enfrenta o Juventude nesta quarta-feira (10), às 21h30, no Estádio Alfredo Jaconi, em partida válida pela 31° rodada do Campeonato Brasileiro.