No noite desta quarta-feira (12), o rival entrou em campo pela partida de volta das Quartas de Final da Copa do Brasil de 2023. Os comandados de Renato Gaúcho receberam o Bahia, dentro da Arena do Grêmio, e se classificaram nos pênaltis.
Depois da partida, o Grêmio confirmou a saída de Vina. O atacante está se transferindo para o futebol árabe e fez seu último jogo pelo rival. “Uma honra muito grande ter vestido essa camisa. É difícil falar neste momento, faltam algumas palavras. O Grêmio me abraçou em um momento difícil na minha carreira. O time não vou falar, mas é para lá (mundo árabe). Levo muita coisa boa, um grupo muito bom que está colhendo os frutos, a gente sabia que seria um ano de reformulação. Tenho certeza que vamos ser campeão. Vou ficar na torcida de longe”, disse Vina na zona mista.
“Foi um desejo pessoal, nunca tinha jogado fora do país com 32 anos. Ter essa possibilidade, é algo que faltava na minha carreira. Uma das decisões mais difíceis da minha carreira. Estava feliz aqui, mas precisava isso para a carreira, para a minha família. Vou lá, realizar mais um sonho e a torcida fica”, completou.
A classificação do Grêmio
O duelo foi quentíssimo e as duas equipes tiveram chance de se classificar no tempo normal. Vale lembrar que a partida quase não aconteceu por conta de um ciclone extratropical que atingiu a capital gaúcha. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, chegou solicitar o adiamento do confronto, porém a CBF não atendeu o pedido e confirmou um duelo cheio de emoções.
Apesar de muitas chances criadas, o primeiro gol só aconteceu aos 49 minutos da primeira etapa. Cicinho recuperou a bola na lateral direita e acionou Kayky. O ponta aproveitou espaço no meio e abriu para Everaldo, que descolou lindo chute no ângulo e anotou um golaço de placa na Arena.
O rival só chegou ao tento de empate no segundo tempo. Por volta dos 26 minutos, Ferreirinha fez linda jogada pela esquerda, driblou Cicinho e cruzou para Villasanti, dentro da área, que só empurrou para o gol.
Na reta final, três bolas na trave foram acertadas. Lucas Mugni e Ademir pararam no poste pelo lado do Bahia e Luis Suárez parou no travessão pelo lado gremista. Logo após o chute, o camisa 9 uruguaio pediu para ser substituído alegando dores musculares. Com isso, o centroavante acabou “fugindo” dos pênaltis.
Nas penalidades, o Bahia perdeu três pênaltis. Gabriel Grando pegou duas cobranças e levou o Grêmio para as semifinais da Copa do Brasil. Placar final Grêmio 1 (4) x (3) 1 Bahia.