Abel Braga é um dos técnicos mais marcantes que já passaram pelo Internacional e conquistou vários títulos ao longo das sete passagens pelo clube. O treinador esteve presente na maior conquista do Colorado e ainda fez parte da história do time com o vice-campeonato do Campeonato Brasileiro 2020.
Depois de encerrar a temporada no Internacional, o técnico foi para o FC Lugano, da Suíça, mas saiu do clube após enfrentar problemas com os dirigentes.
Números de Abel Braga pelo Inter:
- 340 jogos
- 189 vitórias
- 82 empates
- 69 derrotas
- 63,63% de aproveitamento
Todas as passagens de Abel Braga pelo Internacional:
1° passagem (1988–1989): A primeira passagem de Abel Braga pelo Colorado ficou marcada pela vitória no GreNal do século, pela semifinal do Brasileirão de 1988-89. Depois, o Inter amargou o vice na competição para o Bahia e foi eliminado para o Olimpia na semifinal da Libertadores.
2° passagem (1991): O treinador veio do Famalicão, de Portugal, e voltou para substituir Ênio Andrade. Teve uma passagem que durou apenas três meses, sendo demitido após uma derrota por 2 a 1 no GreNal.
3° passagem (1995): Abel Braga treinou o Colorado até o fim do ano, mas não apresentou bons resultados. Conquistou apenas nove vitórias em 23 jogos e perdeu o título do estadual para o time misto do Grêmio.
4° passagem (2006-2007): Foi a passagem mais vitoriosa de Abel Braga pelo Colorado, apesar da eliminação para o Grêmio no Campeonato Gaúcho. O comandante deu a volta por cima com a conquista da Libertadores e do Mundial de Clubes. Também fez boa campanha no Brasileirão e ficou com o segundo lugar.
Saiu do clube na temporada seguinte após a eliminação na Libertadores e no Campeonato Gaúcho no primeiro semestre. Abel anunciou que iria pro exterior, mas não fechou com nenhuma equipe e acabou ficando sem clube.
Títulos:
- Libertadores 2006
- Mundial de Clubes 2006
- Recopa Sul-Americana 2007.
5° passagem (2007-2008): O treinador retornou ao Internacional quatro meses depois, após a demissão de Alexandre Gallo, e conseguiu conquistar o campeonato estadual. Saiu do Colorado em junho de 2008 e fechou com o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos.
Títulos:
- Campeonato Gaúcho 2008.
6° passagem (2014): Abel Braga se tornou o primeiro comandante do Colorado no novo Beira-Rio. Conquistou o Campeonato Gaúcho e ficou em terceiro no Brasileirão, mas não foi bem na Copa do Brasil e na Sul-Americana. O Inter decidiu por não renovar com o treinador ao fim do contrato, em dezembro de 2014.
Títulos:
- Campeonato Gaúcho 2014.
7° passagem (2020-2021): Em sua última passagem pelo clube, Abel Braga ocupou o cargo de Eduardo Coudet e recebeu a missão de comandar o Inter no Campeonato Brasileiro. Fez uma boa campanha no segundo turno e ficou próximo de conquistar o título, mas apresentou resultados negativos nas últimas rodadas da competição e ficou com o vice.
O Internacional decidiu não renovar o contrato de Abel Braga, que encerrou ao fim da temporada, e o treinador ficou livre no mercado. O treinador fechou com o FC Lugano em julho de 2021, mas acabou demitido dois meses depois, após enfrentar problemas com os dirigentes.