Após o anúncio da aposentadoria, Ricardo Marques Ribeiro foi oficializado como membro da Comissão de Arbitragem do futebol brasileiro. O árbitro que ficou marcado com uma imensa polêmica relacionada ao Inter, agora faz parte da linha de frente do comando de arbitragem nacional. Além de Ricardo, Péricles Bassols e Emerson Augusto de Carvalho completam o time dos novos reforços.
O nome de Ricardo Marques causa calafrios na torcida do Inter, desde o confronto contra o santos, em que o árbitro saiu ameaçado de agressões do Beira-Rio. Isso por que o clube vermelho foi prejudicado sob o comando do juíz, que marcou impedimento após o gol de Leandro Damião, em um lance que a origem surgiu de um carrinho adversário.
Depois disso, Marques quase foi agredido no túnel de acesso do Beira-Rio. O árbitro discutiu de forma ríspida com membros da comissão técnica colorada e acabou se descontrolando emocionalmente.
Além disso, após a partida, a polêmica seguiu acontecendo. Dessa vez, através de um torcedor do Inter, que foi até o aeroporto Salgado Filho e encontrou Ricardo Marques. O torcedor discutiu com o árbitro, que não deixou barato e ameaçou chamar a Polícia Federal para conter o indíviduo.
Ricardo Marques chega para assumir a Comissão de Arbitragem do futebol brasileiro, uma semana após o anúncio da aposentadoria. A oficialização da CBF causou revolta em diversos torcedores nas redes sociais, pois o árbitro sempre foi alvo de críticos, por conta da postura adotada em campo.