Copa América: Beira-Rio se torna possível sede da noite para o dia

0

O mundo futebolístico foi pego de surpresa na manhã desta segunda-feira (31) com o anúncio da Conmebol de que o Brasil será o novo país-sede da Copa América 2021.

Mesmo sem nem começar, a edição deste ano já passou por diversos momentos turbulentos. Originalmente, o torneio seria disputado na Colômbia e na Argentina. Porém, em maio, as autoridades colombianas desistiram da ideia devido à onda de protestos contra o presidente Iván Duque Márquez.

Dez dias depois, o governo argentino, temendo o avanço da doença, decidiu também não abrigar a competição. Nossos vizinhos enfrentam o pior momento da pandemia: são mais de 31.000 casos por dia.

O principal torneio entre seleções da América do Sul tem data de início prevista para 13 de junho. Os organizadores trabalham com a possibilidade da final, que ocorrerá no dia 10 de julho, ser no Maracanã, com a presença de público. O Brasil ultrapassou a marca de 462 mil mortes por COVID-19, com uma média móvel de 1.844 óbitos por dia.

Foto: Omar Freitas/Agência RBS

O Beira-Rio será uma das sedes da Copa América?

De acordo com fontes ligadas ao Estadão, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, colocou a capital à disposição do torneio. O governador Eduardo Leite, no entanto, emitiu um comunicado afirmando que não foi procurado por Conmebol ou CBF e entende que o foco é o combate à pandemia.

O repórter Lucas Dias, da Rádio Grenal, apurou que o Internacional não vai se posicionar quanto à possibilidade de receber jogos até uma confirmação oficial das entidades gaúchas responsáveis.

Até o momento, os estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio Grande do Sul foram os que recusaram a realização de jogos do torneio em seus domínios.

Amazonas, São Paulo e Bahia não demonstram oposição. O Mato Grosso do Sul, através da sua Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, manifestou interesse para Cuiabá ser uma das sedes da competição.

Vale lembrar que a Arena do Grêmio foi uma das sedes da Copa América disputada em 2019, e que Brasil e Equador se enfrentam no Beira-Rio na próxima sexta-feira (4), em partida válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo no Catar.

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.