Em dezembro de 2018, o empresário Delcir Sonda resolveu “doar” R$25 milhões ao Internacional. O empresário sempre foi ligado ao Clube do Povo com investimentos em ações de jogadores. Contudo, naquele período uma nova legislação do futebol impediu que tal método de investimento seguisse sendo feito, bloqueando empresários de adquirir o direito de atletas.
No entanto, Sonda foi criativo para seguir ajudando o Internacional e acabou perdoando uma dívida milionária que o clube possuía com ele. Algo que causa estranheza na sociedade atual, contudo, o próprio empresário afirmou que o gesto foi feito por amor ao clube.
“Sou muito grato ao Inter por todas as alegrias que o Clube já me deu. Por acreditar na seriedade das pessoas que hoje estão comandando a instituição, faço esse gesto. O objetivo é contribuir para que o futuro do nosso colorado siga sendo grandioso”, afirmou Sonda.
Dívida perdoada por Sonda contribuiu para os cofres do Inter
Naquela oportunidade, o comando do Clube do Povo ainda era de Marcelo Medeiros e as condutas financeiras que o ex-presidente adotava foi um dos motivos de Delcir Sonda confiar o gesto de ajuda ao colorado.
“Hoje, como não se pode mais ajudar dessa maneira, ele foi buscar uma nova forma de contribuir com o Clube do coração. Por isso, decidiu fazer esse gesto solidário e histórico. O Inter é muito grato não só pelo significativo montante perdoado, mas também pela confiança que ele demonstra na nossa maneira de gerir”, afirmou Medeiros.
No futebol atual, é raro presenciar gestos de ajuda financeira de grandes empresários. A maioria dos investimentos sempre é visando retorno exclusivo para o fiador e muitas vezes realizado por indivíduos que tampouco conhecem a paixão futebolística.
Entretanto, Delcir Sonda demonstrou que mesmo sendo cercado de cifras, acima disso é torcedor do Internacional e tal envolvimento às vezes se enquadram em ações como esta, difíceis de encontrar explicações, sobretudo para quem desconhece do amor ao esporte.