O Campeonato Gaúcho de 2022 chegou ao fim e os dois rebaixados foram o Guarany de Bagé e o União Frederiquense. As duas equipes haviam chegado na elite nesta temporada, porém não conseguiram se estabelecer para alçar voos maiores na competição e sonhar com a Série D.
O Guarany de Bagé fez a pior campanha entre todas as 12 equipes do Gauchão e foi rebaixado antecipadamente. O clube conquistou apenas seis pontos em 11 jogos (uma vitória, três empates e sete derrotas).
Na última rodada do estadual, o time de Bagé já estava rebaixado e jogou apenas para completar a tabela. Conquistou um empate contra os reservas do Internacional, porém seguiu na 12° colocação e assegurado na segunda divisão do Campeonato Gaúcho.
A única vitória do Guarany na competição foi justamente contra o União Frederiquense, que viu os três pontos custarem caro ao fim dos 11 jogos da primeira fase. Caso tivesse vencido, o time de Frederico Westphalen teria permanecido na primeira divisão e colocaria o Juventude na vaga.
O União Frederiquense também poderia ter se classificado com uma vitória na última rodada, porém deixou a competição com uma goleada de 3 a 0 sofrida contra o Caxias. Dessa forma, a equipe terminou o estadual com nove pontos (duas vitórias, três empates e seis derrotas).
Os classificados para a próxima fase Gauchão 2022
Além dos rebaixados para a segunda divisão, a última rodada também definiu os times que avançaram para as semifinais. O Ypiranga de Erechim enfrentará o Brasil de Pelotas, no domingo (20), às 20h30, no Estádio Bento Freitas, pela partida de ida do Gauchão 2022.
No outro chaveamento, o Colorado jogará novamente contra o Grêmio e os dois confrontos serão os últimos clássicos disputados em 2022. O jogo de ida será disputado no sábado (19), às 16h30, no Estádio Beira-Rio.