Meia formado no Inter vence torneio e garante vaga no Mundial de Clubes da Fifa
O meia João Paulo, ex-Internacional, foi campeão da Concachampions pelo Seattle Sounders, da MLS. Com o título, o time de Washington, capital dos EUA, garantiu uma vaga no próximo Mundial de Clubes da Fifa. Será a primeira vez que uma equipe da liga norte-americana de futebol terá um representante no torneio.
Ex-Colorado e Botafogo, João Paulo foi titular na final contra o Pumas UNAM, do México. O meio-campista foi revelado no Beira-Rio, onde ficou de 2010 a 2015, mas não teve tanto espaço.
Na competição, ele jogou sete partidas na competição. Além dele, Lodeiro, conhecido dos torcedores do Fogão e do Corinthians, fez um dos gols da equipe de Seattle na decisão.
Aproveitando o estádio lotado, os norte-americanos abriram o placar no final do primeiro tempo, com gol do atacante peruano Raúl Ruidíaz. O mesmo Ruidíaz fez o segundo aos 35 minutos da etapa complementar. Oito minutos depois, o uruguaio Lodeiro fechou a conta, 3 a 0.
Ex-Inter fez história no time de Seattle
Com o triunfo de 3 a 0, em casa, sobre o Pumas UNAM, o Sounders se sagrou campeão da Liga dos Campeões da Concacaf. O título encerrou uma hegemonia dos clubes mexicanos que durava 16 anos. Desde 2000, quando o campeão foi o Los Angeles Galaxy, só os times do México venceram o torneio.
A conquista dá o direito do Seattle de jogar a próxima edição do Mundial de Clubes. Será a primeira vez que um representante do país jogará a competição da Fifa.
Como de 2000 em diante ninguém venceu a não ser os mexicanos, será a primeira vez de um clube dos EUA no novo formato da competição.