Mais uma vez, cânticos homofóbicos contra os gaúchos foram proferidos em um estádio. Minutos antes da bola rolar no Maracanã, para o duelo entre Fluminense x Inter, pelas semifinais da Libertadores, uma parte dos torcedores tricolores entoaram o famoso “arerê, gaúcho…”. As imagens foram filmadas e estão nas redes sociais aguardando punição da Conmebol.
Em 2022, a Conmebol anunciou mudanças no Código Disciplinar, enviando o documento às associações nacionais, indicando que aplicaria penas mais severas em casos de racismo e discriminação por orientação sexual, idioma, crença ou origem. A forma como os gaúchos são tratados faz parte disso.
Quando a torcida é flagrada numa situação desta, o clube pode ser multado em até 100 mil dólares (R$ 505 mil). Além disso, é possível que exista o fechamento parcial do estádio, ou penas de portões fechados por um ou mais jogos. Estas informações estão presentes no artigo 17 da entidade organizadora do torneio, mas não trata sobre exclusão do time da Libertadores.
Fluminense foi punido após jogo contra o Inter
Essa não é a primeira vez que a torcida do Fluminense menospreza os gaúchos. Em janeiro de 2022, receberam uma multa de R$ 50 mil por gritos homofóbicos proferidos em uma partida no dia 24 de novembro de 2021, contra o Colorado. A decisão foi do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).