De um tempo para cá os torcedores que não estão habituados à ir ver o Internacional no estádio, seja por distância ou impossibilidade, vem tendo ótimas notícias quando o time joga nos horários nobres. As filiadas da rede Globo sempre tiveram o costume de não transmitir em TV aberta os jogos no estado em que joga o time da casa durante o Campeonato Brasileiro.
Essa postura da Globo acabava prejudicando o torcedor e os times, que tinham sua maneira de se encontrar nas telas reduzida para os jogos fora de casa. Porém, de três anos para cá, as orientações da grande emissora parecem ter mudado bastante, com isso, os times passaram à ser transmitidos com mais frequência nos “horários nobres” da TV, até nos estados natais.
Anteriormente nem os grandes jogos eram transmitidos nesses casos. Como exemplo, se o Beira Rio recebesse um Internacional e Vasco da Gama, brigando no topo da tabela de classificação, às 16h de um domingo ensolarado, esse jogo provavelmente ficaria de fora da programação da TV aberta do Rio Grande do Sul, limitando os torcedores aos canais pagos.
Inter é ajudando financeiramente pela medida da Globo
Agora, com a nova política da Globo, não há mais essa restrição, o que também aumenta os índices de audiência da emissora, além de ajudar o clube financeiramente. Agora, com os jogos sendo transmitidos com mais frequência, sendo que aconteçam nos domingos, às 16 horas, ou nas quartas-feiras, às 21h30, o torcedor tem muito mais chance de conseguir assistir seu Internacional no sofá da sala.
Com essa política e o aumento nas transmissões, aumentam também os valores arrecadados pelos clubes. Casa partida televisionada em TV aberta rende aos participantes do confronto cerca de R$ 1,1 milhão. Claro que essa medida não ajuda somente o Internacional, mas todos os clubes grandes do país, que acabam tendo seus jogos em casa também televisionados em seus estados natais.