O Gre-Nal 435 estava marcado para acontecer no sábado, às 19h. Mas devido ao atentado contra o ônibus do Grêmio, onde uma pedra atingiu o volante Villasanti, a partida foi adiada. Árbitro do jogo, Leandro Vuaden relatou o incidente em súmula. Confira o registro completo no documento que foi divulgado no fim da noite de segunda-feira.
A súmula
INFORMO PARA OS DEVIDOS FINS QUE NÃO HOUVE A REALIZAÇÃO DA PARTIDA PELO INCIDENTE OCORRIDO, QUE SERÁ DESCRITO ABAIXO EM ORDEM CRONOLÓGICA. AS 17.40 FUI INFORMADO PELO DELEGADO DO JOGO SR. PAULO RICARDO MACHADO SANTOS QUE O ÔNIBUS COM A DELEGAÇÃO DO GRÊMIO HAVIA SIDO ATINGIDO POR TORCEDORES DO SC INTERNACIONAL COM UMA PEDRA E 1 BARRA DE FERRO NO TRANSCURSO ATÉ O ESTÁDIO, (CAUSANDO TRAUMA EM 1 JOGADOR E ESCORIAÇÕES EM OUTROS 2 JOGADORES) FATO OCORRIDO AS 17.20. TAMBÉM FUI INFORMADO QUE O PRESIDENTE DO GRÊMIO FBPA JÁ HAVIA SE PRONUNCIADO QUE SUA EQUIPE NÃO JOGARIA O GRENAL, COMUNICANDO A DIRETORIA DA FGF.
ÁS 18 HRS SOLICITEI AO 4 E 5 ÁRBITROS RESERVAS PARA SE DESLOCAREM ATÉ OS VESTIÁRIOS PARA COLETA DAS RELAÇÕES DE JOGADORES E COMISSÃO TÉCNICA DE AMBAS AS EQUIPES.
EM SEGUIDA VOLTARAM COM A MESMA INFORMAÇÃO DESCRITA PELO DELEGADO SOBRE A POSIÇÃO DO GRÊMIO DE NÃO JOGAR. DIANTE DOS FATOS E SEGUINDO O REGULAMENTO DA
COMPETIÇÃO SOBRE FATOS QUE ACONTECEM DEPOIS DAS 17HRS ( 2 HRS ANTES DO INÍCIO DA PARTIDA) É DE RESPONSABILIDADE DO ÁRBITRO TOMAR PROVIDÊNCIAS SOBRE ATRASAR INÍCIO DA PARTIDA, BEM COMO CONVERSAR COM AS RESPECTIVAS DIRETORIAS E RESPONSÁVEL PELA SEGURANÇA NO ESTÁDIO PARA BUSCAR A SOLUÇÃO ADEQUADA. INCLUSIVE FOI FEITO CONTATO COM O PRESIDENTE DA FGF PARA INFORMAR AS PROVIDÊNCIAS. FOI SOLICITADO A PRESENÇA DE AMBAS AS DIRETORIAS E O COMANDO DA BM PARA UMA REUNIÃO NO VESTIÁRIO DA
ARBITRAGEM. FICOU DEFINIDO INICIALMENTE EM COMUM ACORDO QUE SERIA INFORMADO POR MIN (ÁRBITRO) RESPEITANDO O REGULAMENTO O ATRASO DE 2 HORAS NO INÍCIO DA PARTIDA (DAS 19 HRS PARA 21 HRS). OBVIAMENTE SEM CARÁTER DE IMPOR DEFINIÇÃO SOBRE A REALIZAÇÃO OU NÃO DA PARTIDA, SOMENTE FAZENDO CUMPRIR O REGULAMENTO . ( FATO INFORMADO A IMPRENSA AS 18.35). POSTERIORMENTE COM A CHEGADA DO PRESIDENTE DA FGF SR. LUCIANO HOCSMANN ( ÁS 19.10) FOI REALIZADO UMA REUNIÃO ENTRE DIRETORIAS DE AMBAS AS EQUIPES ( SEM A PRESENÇA DA ARBITRAGEM) AONDE FICOU DEFINIDO QUE A PARTIDA ESTAVA ADIADA PARA UMA NOVA DATA Á SER CONFIRMADA ADIANTE.( INFORMAÇÃO REPASSADA A IMPRENSA AS 20.35) ERA O QUE TINHA PARA RELATAR.
Procuradoria do TJD aguardava a súmula
O documento será importante para embasar uma possível denúncia da procuradoria do TJD. A entidade deverá propor a perda de mando de campo do Inter. A direção colorada garante que não há base legal para argumentar este pedido.