O atacante Henrique Almeida teve uma ascensão meteórica nos primeiros anos de sua carreira. O defensor despertou o interesse dos dirigentes do Inter e, no dia 27 de janeiro de 2016, chegou a Porto Alegre para assinar contrato. O profissional chegou a assistir uma partida do clube pela Primeira Liga, direto dos camarotes do Beira-Rio.
No entanto, com o passar dos dias, o anúncio oficial de Henrique Almeida não aconteceu. Isso porque o Grêmio atravessou a negociação e oficializou o jogador no dia 5 de fevereiro. O atacante, então com 24 anos, mudou seu destino em meio à janela de transferências, gerando revolta nos torcedores do Clube do Povo.
“Fui convidado a ir no Beira-Rio, tinha negociação, mas nada certo. Eram apenas negociações. Optei pelo Grêmio pelo lado esportivo, e sempre tive vontade de jogar aqui. Admiro muito esse clube”, explicou o jogador em sua apresentação no CT Luiz Carvalho.
Apesar das altas expectativas, o centroavante não conseguiu apresentar um bom desempenho com a camisa do Tricolor Gaúcho. O atleta chegou em um momento turbulento, já que a equipe foi eliminada no Campeonato Gaúcho nas semifinais e caiu nas oitavas da Libertadores. O departamento de futebol passou por uma grande reformulação.
Grêmio teve insucesso com Henrique Almeida
Na época, o técnico Roger Machado deixou o cargo para a chegada de Renato Portaluppi. No entanto, o comandante não conseguiu segurar o atacante que havia sido desejado pelo Inter. Isso porque o atleta apontou o dedo do meio para as arquibancadas e impediu qualquer tentativa de recuperação na Arena. Diante disso, ele não viveu a reconstrução do Grêmio.
Atualmente com 32 anos, Henrique Almeida teve passagens por clubes como Coritiba, Chapecoense, Goiás, América Mineiro e Vila Nova.