O Grêmio não aguentou e acabou precisando da ajuda de um grande nome do Vasco da Gama para fugir da Série B do Campeonato Brasileiro. O time gaúcho tem uma vasta experiência na disputa da segunda divisão nacional, mas, ao que tudo indica, em alguns momentos precisou de um empurrãozinho para não permanecer por lá mais tempo.
No livro “Fábio André Koff, Memórias e Confidências — o que faltou esclarecer”, sobre a vida de um ex-presidente do Tricolor, diversas situações envolvendo o time acabaram sendo expostas. Em determinado momento, inclusive, o antigo dirigente chegou a explicar como uma figura ilustre do Vasco da Gama, Eurico Miranda, acabou ajudando na fuga da Série B.
De acordo com o relato de Koff, o regulamento acabou sendo alterado duas vezes em 1992 visando ajudar o Grêmio a retornar para a elite do futebol nacional. O antigo presidente do time carioca, inclusive, ocupava um cargo na CBF, fazendo com que tivesse uma certa parcela na ajuda em cima da equipe gaúcha, que conseguiu retornar a primeira divisão depois das mudanças.
Confira o trecho do livro que fala da ajuda ao Grêmio
“Em 1990, fui eleito Presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio. Foi um período muito ruim para o clube, que culminou com o rebaixamento a segunda divisão do futebol brasileiro em 1991. Depois o clube conseguiu subir graças a duas alterações no regulamento, assunto que me fez ir duas vezes ao Rio de Janeiro para falar com o Diretor de Futebol da CBF, na época o Eurico Miranda.
O regulamento original previa a ascensão de oito clubes da segunda divisão para a primeira, enquanto o Grêmio estava em décimo lugar. Alteramos para dez e, num segundo momento, para doze. E o Grêmio ficou com a última vaga. É preciso esclarecer que até aquele momento não havia um regulamento definitivo para o acesso e descenso nas divisões do futebol”, escreveu.