O recém-contratado pelo Grêmio, Cristaldo, não foi regularizado e sua inscrição não consta no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, por isso, não estará à disposição do técnico Renato Portaluppi para a partida de sábado (21), contra o Caxias pela estreia no Campeonato Gaúcho.
Em nota oficial divulgada para imprensa, o Grêmio informou os detalhes causadores da ausência do jogador para a estreia do Tricolor no estadual. O argentino estava relacionado para a partida, mas teve que ser cortado de última hora por questões legais.
A razão do problema vem da Argentina, do Huracán. O clube tem valores pendentes com a Associação de Futebol Argentino (AFA), por isso, a associação não está emitindo o Certificado de Transferência Internacional. Sem o documento, a CBF não colocará Cristaldo no BID.
Apenas os contratos assinados não é o suficiente para que o registro seja realizado. As Federações precisam se comunicar para informar se tudo está regular. O Grêmio afirmou estar tomando todas as medidas para que a situação seja resolvida pelo Huracán.
Nota Oficial do Grêmio
O Departamento de Futebol do Grêmio comunica que, em virtude de pendências financeiras do CA Huracán, clube de origem do meia Franco Cristaldo, o atleta não terá condições de ser inscrito no Boletim Informativo Diário da CBF e deixa a lista de relacionados para o jogo de amanhã, contra o Caxias.
Tais pendências geraram embargos junto à AFA, e a consequente impossibilidade de o Huracán emitir o Certificado de Transferência Internacional do jogador a tempo de ser inscrito para a estreia do Campeonato Gaúcho.
O Clube aproveita para informar sua torcida que irá adotar as medidas pertinentes para sanar o problema no prazo mais breve possível.