Ararê, vai jogar a Série B? Grêmio tem mais de 90% de chance de cair
A situação do Grêmio no Campeonato Brasileiro continua complicada. Apesar da grande vitória por 3 a 0 na última terça-feira (16), em casa, contra o Bragantino, o time terminou a 33ª rodada na penúltima colocação.
Embora a vitória do Sport em casa por 1 a 0 sobre o Bahia, na noite desta quinta-feira (18), tenha deixado o Grêmio com a vice-lanterna do Brasileirão, o clube pernambucano impediu que o tricolor de aço abrisse vantagem para o tricolor gaúcho. Mantendo assim, as mesmas possibilidades matemáticas do início da rodada.
Como visto, para o Grêmio não basta comemorar as próprias vitórias, é preciso contar com o tropeço dos rivais.
Possibilidades de rebaixamento do Grêmio
A Chapecoense já está matematicamente rebaixada e o Sport tem altas chances de não escapar. Assim, restam duas vagas e até o 11º colocado Santos corre risco de rebaixamento, ainda que baixo.
Mas, neste momento, o foco gremista está voltado para o Atlético-GO, 16º colocado com 39 pontos e primeiro time fora da zona de rebaixamento, e o Juventude, 15º, com o mesmo número de pontos da equipe goiana. A diferença do Grêmio para os dois é de 7 pontos, os três rivais diretos ainda têm um jogo a cumprir.
De acordo com as estatísticas da UFMG e do INFOBOLA, as chances de rebaixamento são as seguintes:
UFMG:
1 – Chapecoense 100%
2 – Sport 98,5%
3 – Grêmio 92,6%
4 – Bahia 39,2%
5 – 26,2%
6 – 15,5%
INFOBOLA:
1 – Chapecoense 100%
2 – Sport 99%
3 – Grêmio 92%
4 – Bahia 28%
5 – Juventude 27%
6 – Atlético-GO 16%
A depender de como estiver este cenário nas últimas rodadas, o Internacional poderá ter papel importante nessa briga, pois enfrenta o Atlético-GO pela última rodada do Campeonato Brasileiro.