A maior rivalidade interestadual do país é proporcionada por Inter e Corinthians. Polêmicas no Brasileirão de 2005, ajuda colorada para rebaixar os paulistas e finais nacionais são alguns dos diversos episódios, em que os clubes rivalizaram de forma notável. Contudo, o primeiro capítulo do clássico ocorreu há 46 anos atrás.
Trata-se da final do Brasileirão de 1976, em que o Colorado despachou a equipe alvinegra por 2 a 0 e garantiu o bicampeonato nacional. Na ocasião, o time comandado por Paulo Roberto Falcão era a equipe a ser batida no país e marcou na história do futebol nacional.
O primeiro gol do embate foi marcado por Dario. O centroavante foi o mais astuto, subiu mais alto que toda a zaga paulista e abriu o marcador com uma forte cabeçada. Depois disso, Valdomiro tratou de carimbar a taça, com um gol antológico de falta.
Além da vitória colorada, algo que irritou os corintianos foi a divisão de ingressos por parte do Inter, que não disponibilizou o número solicitado pela fiel torcida. Além disso, a direção alvinegra reclamou de uma possível “batizada” na água oferecida ao clube, por parte do Inter.
Três anos depois, o Inter conquistaria o tricampeonato invicto e consolidaria também a última taça nacional do time alvirrubro. Atualmente, o Corinthians é o maior rival do Inter fora do Rio Grande do Sul. O mais recente episódio envolvendo as equipes ocorreu na transferência de Yuri Alberto, que prometeu voltar ao Colorado, mas será jogador do Timão.