Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Internacional é o único time campeão brasileiro invicto

Em 1979, o Internacional conquistou o terceiro título brasileiro de sua história, dessa vez de maneira invicta. A incrível campanha do Colorado naquele ano foi de 16 vitórias e sete empates. Foram marcados 40 gols e apenas 13 sofridos, um saldo de 27 gols. Uma campanha e um time inesquecíveis na história do clube.

Outros times ganharam o campeonato nacional de forma invicta anteriormente, porém em um sistema diferente. Competições mais antigas como a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata, que eram organizados pela CBD à época, eram disputadas em mata-mata. Já o título do Clube do Povo foi disputado em sistema misto.

Sistema de disputa do Brasileiro de 1979

A primeira fase do torneio foi composta por 80 times, que foram divididos em 10 grupos – de “A” a “S”. Até o grupo “F”, se classificavam quatro equipes de cada chave, enquanto nos outros grupos oito avançavam para a próxima fase.

Na segunda fase, 56 equipes compuseram novos grupos divididos de “A” a “F” novamente. Cada chave contava com oitos participantes, nas quais passavam os dois melhores de cada.

Já na terceira fase, os 16 melhores foram distribuídos em quatro grupos – finalistas de 1978, Palmeiras e Guarani entraram nesta etapa. Somente os primeiros colocados de cada chave avançaram para as semifinais. Passaram Inter, Palmeiras, Vasco e Coritiba.

O Colorado eliminou o Palmeiras, vencendo no Morumbi por 3 a 2, e garantindo um 1 a 1, no Beira-Rio, com atuações memoráveis de Falcão.

Na final, o Vasco da Gama não foi páreo para o Inter, que venceu no Rio de Janeiro por 2 a 0, praticamente garantindo a taça, e ganhando a volta por 2 a 1.

Time inesquecível do Internacional campeão invicto

Benítez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão, Cláudio Mineiro; Batista, Falcão, Jair; Valdomiro, Bira e Mário Sérgio. Técnico: Ênio Andrade. Essa foi a equipe que conquistou o Brasil sem uma derrota sequer.

Jogadores como Mauro Galvão, Valdomiro e Mário Sérgio dispensam comentários. Assim como Falcão, que vivia o auge da carreira, e dois anos depois encantaria o mundo com a Seleção Brasileira de 1982.

A equipe não contava mais com o lendário Elias Figueroa, que deixou o clube após 1976. Esse time ainda seria vice-campeão da Libertadores, um ano depois, em 1980.

Esquadrão do Colorado no título invicto. Foto: Internacional.