Portal do colorado
Portal de Noticias do Sport Club Internacional

Internacional foi campeão mundial de futsal em 1997

Vencer título mundial não faz parte só da história do futebol do Internacional. Em 1997, o clube também pintou o mundo do futsal de vermelho, conquistando a primeira edição do torneio. O local da competição não poderia ter sido mais propício: o Gigantinho, casa colorada em diversas modalidades.

O campeonato foi disputado por oito equipes, divididas em dois grupos com quatro times. Na primeira chave, Di Bufala (EUA), Barcelona, Peñarol e Genk, da Bélgica, duelaram em partida única. Do outro lado, o Colorado enfrentou o Tilburg, da Holanda, o Boca Juniors, e a Universidad de Chile.

Formado pelo quinteto titular composto por Serginho, Julio César, Waguinho, Manoel Tobias e Leandro, o Clube do Povo passou em segundo lugar no grupo. Na semifinal, um passeio vermelho: impiedosos 11 a 0 em cima do Di Bufala.

Na decisão, curiosamente, o adversário foi o Barcelona. Depois de empatarem no tempo normal, os times que viriam a se encontrar no futebol anos mais tarde, foram para a prorrogação. No tempo extra, 4 a 2 para o Colorado, e o primeiro Mundial diante dos espanhóis.

Barcelona fez de tudo para não pegar o Internacional

Os catalães, em jogo contra o Di Bufala, protagonizaram a partida que ficou conhecida como “o jogo de futsal mais bizarro de todos os tempos”. A partida foi decisiva, pois decidiu quem avançava para enfrentar o Clube do Povo na semi.

Como ninguém queria Manoel Tobias e companhia pelo caminho, os dois times fizeram de tudo para perder. Após 1 a 1 na primeira etapa, a equipe espanhola fez, de maneira proposital, dois gols contra.

Depois do placar “construído”, o goleiro do Barça passou a defender a meta adversária para evitar que o rival também fizesse gols contra. Mas, não teve jeito, pegaram o Colorado na final e foram derrotados, o mundo ficou vermelho pela primeira vez.