Portal do Colorado
Notícias do Internacional

“Ótimo para o futebol brasileiro”, diz Mano Menezes sobre técnicos estrangeiros

Em entrevista ao programa Os Donos da Bola RS, da Rede Bandeirantes, Mano Menezes elogiou a chegada de técnicos estrangeiros no Brasil. Segundo o treinador colorado, a presença de profissionais de fora agrega e faz com que os próprios brasileiros possam evoluir. Entretanto, é preciso ter critério para contratá-los.

“A vinda dos técnicos estrangeiros é ótima para o futebol brasileiro. Você não pode trazer alguém porque tem um passaporte e isso dar salvo-conduto. Somos um país de moda, tem horas que tudo pende para um lado e daqui a pouco nada serve do outro lado, e de novo se retorna, esse vai e vem que é ruim”, disse Mano.

O mais novo modismo do futebol brasileiro se tornou a contratação dos treinadores estrangeiros. Muitos deles são contratados pelos clubes sem critério nenhum. Entretanto, se a situação for bem pensada, pode resultar em uma evolução do futebol brasileiro como um todo.

“Eu acho que é bom a vinda de técnicos estrangeiros, isso eleva o nível e cria situações que fazem a gente evoluir, porque vai enfrentá-los. Mas, temos uma característica de futebol, uma essência e não podemos perder, assim como o técnico não pode perder a sua. A gente precisa evoluir, mas não precisa fazer revolução”, concluiu o treinador.

A exemplo do que disse Mano Menezes, Inter não teve critério com estrangeiros

Na moda dos treinadores estrangeiros, o Colorado teve alguns estrangeiros nas últimas temporadas. Miguel Ángel Ramírez, Diego Aguirre e Alexander Medina foram alguns dos nomes que passaram pelo Beira-Rio.

Porém, nenhum deles teve sequência. Nenhum dos profissionais, ao que parece, foi contratado por um critério, uma filosofia, um modelo de jogo. Pelo contrário, o curto tempo de trabalho e a falta de paciência com cada um explicitaram a falta de conhecimento dos responsáveis pelas contratações.