Antes de fechar com o Grêmio, Rodrigo Caio teve a oportunidade de escolher o lado certo do GreNal. De acordo com as informações da época, o zagueiro também esteve na mira do Internacional quando deixou o Flamengo. Mas preferiu o lado tricolor do clássico e hoje nem sequer está no time profissional do rival.
Rodrigo acertou com a equipe gremista sem custos de transferência. O defensor ficou livre no mercado após o fim do seu vínculo com o Flamengo. O compromisso assinado entre as partes tem validade de seis meses, com cláusula de produtividade e possibilidade de renovação.
Desde o fim da passagem pela agremiação carioca, o jogador sofre com os problemas físicos e encontra dificuldades em ter uma sequência em campo. Não por acaso, atuou por apenas 17 minutos desde que chegou ao rival, no empate com o Palmeiras, em 4 de julho, pelo Campeonato Brasileiro.
Hoje, o atleta de 31 anos de idade está com o Sub-20, na disputa da Copa FGF. Na última quinta-feira (29), jogou por 60 minutos na vitória por 1 a 0 sobre o Passo Fundo. Apesar da falta de ritmo, teve bom desempenho, com desarmes e dando qualidade a saída de bola, uma de suas principais características.
Rodrigo Caio foi rebaixado por Renato Gaúcho
Quem indicou a ida do zagueiro para a categoria inferior foi Renato Portaluppi. Segundo o treinador, o atleta precisa passar por um processo de readaptação, readquirir ritmo de jogo e confiança antes de voltar a ser aproveitado no profissional.
“Hoje ele está bem. Falei para ele que era importante jogar (pela Copa FGF). Para ele, é muito bom, pois esse tipo de jogo dá confiança. Ele está totalmente recuperado e pronto. O que precisa é de ritmo de jogo. No momento que necessitarmos dele, pode ter certeza de que vai estar bem”, disse Renato.