O Grêmio perdeu mais uma no Campeonato Brasileiro e o risco de rebaixamento está cada vez mais real. O clube abriu cinco pontos de distância do primeiro time fora do Z-4 e não depende mais de si mesmo para escapar da Série B.
Para mudar a situação, o Grêmio pode contar com uma ajuda involuntária do Inter, que emprestou Pedro Henrique para o Sport mesmo com o jogador impossibilitado de atuar por outro clube, já que na súmula é considerado como se ele tivesse feito sete partidas pelo Colorado (motivo impossibilita o atleta de jogar por outro clube da Série A).
Na verdade, o atleta fez apenas cinco jogos pelo Inter, mas tomou dois cartões amarelos em partidas que ficou no banco de reservas. Segundo os clubes que denunciaram a situação, as punições tomadas constam como se ele tivesse feito parte do jogo, então Pedro teria sete partidas no total.
América-MG, Atlético-GO, Bahia, Ceará, Chapecoense, Grêmio, Juventude e Santos encaminharam a ação junto à procuradoria geral do STJD, que vai analisar o processo.
Caso seja aprovado, o Sport pode ser punido com 17 pontos, referentes aos jogos em que Pedro foi utilizado e aos pontos conquistados contra Athletico-PR e Chapecoense.
Em nota oficial, o Sport afirma que não cometeu nenhuma irregularidade e aguarda o julgamento do STJD.
Inter pode ter ainda mais influência sobre o rebaixamento do Grêmio
Além de possivelmente interferir na situação do Grêmio com o empréstimo de Pedro Henrique, o Inter vai enfrentar o Tricolor e mais três adversários diretos na briga contra o rebaixamento. Confira os confrontos:
Inter x Santos – 36° rodada
Cuiabá x Inter – 33° rodada
Juventude x Inter – 31° rodada
Inter x Grêmio – 30° rodada