O sistema defensivo do Internacional era um dos maiores problemas do elenco no começo da temporada, mas com a chegada de Diego Aguirre e com as mudanças realizadas na equipe a defesa do Colorado melhorou e hoje é uma das que toma menos gol por jogo no Brasileirão.
Nos últimos 10 jogos (considerando qualquer competição) o Clube do Povo tomou gols apenas no empate por 2 a 2 contra o Santos, na vitória por 4 a 2 contra o Fluminense e na derrota por 2 a 1 para o Athletico-PR. Confira os resultados mais recentes do Internacional:
- Sport 0x1 Inter
- Atlético-GO 0x0 Inter
- Santos 2×2 Inter
- Inter 4×2 Fluminense
- Flamengo 0x4 Inter
- Inter 0x0 Cuiabá
- Athletico-PR 2×1 Inter
- Inter 0x0 Olimpia
- Inter 1×0 Juventude
- Olimpia 0x0 Inter
A melhora do sistema defensivo está diretamente ligada com a chegada de Diego Aguirre ao Internacional. A defesa ficou mais compacta e nas últimas partidas (com exceção do duelo contra o Sport) o uruguaio optou por usar um esquema com dois volantes de caracteristicas defensivas (Dourado, Lindoso e Johnny foram utilizados).
Os jogadores que colaboraram com a evolução do sistema defensivo
Outra alteração que fez diferença para o Colorado foi a chegada de Bruno Méndez. O jogador chegou do Corinthians por empréstimo e formou uma dupla consistente com Victor Cuesta, dando mais tranquilidade para os laterais fazerem corridas ofensivas.
A presença de Saravia, que está frequentemente no departamento médico, também foi um diferencial que contribuiu para os últimos resultados do Internacional. Nos últimos 10 jogos o argentino esteve presente contra o Cuiabá, Flamengo, Fluminense e Sport. As atuações foram consistentes e a segurança na lateral é maior quando ele joga no lugar de Heitor.