Com uma campanha digna de campeão, o Internacional conquistou o seu primeiro Campeonato Brasileiro em 1975, se tornando assim o primeiro clube gaúcho e da Região Sul a ser campeão nacional.
Sob o comando do artilheiro Flávio, o goleador do campeonato com 16 gols, o Inter marcou 51 vezes na competição. Falcão, Paulo César Carpeggiani e Lula foram um dos jogadores que ajudaram nessa campanha.
Campanha do título
A primeira fase da competição foi dividida em 4 grupos com 11 times cada. O Internacional ficou em primeiro no Grupo D, com 23 pontos em 11 jogos.
A segunda fase, diferente da primeira, só teve 2 grupos com 10 times cada. Com uma campanha de 10 jogos, 5 vitórias, 4 empates e 1 derrota, o Inter ficou novamente em primeiro, com 19 pontos.
Na terceira, a última antes da fase final, os grupos foram divididos em 2 com 8 times em cada. O Internacional, diferente das duas primeiras fases, ficou em segundo no grupo, atrás do Santa Cruz.
A semifinal ficou decidida com os confrontos entre Fluminense x Internacional e Santa Cruz x Cruzeiro. O Inter venceu de 2 x 0. O Cruzeiro venceu o Santa por 3 x 2.
O grande título foi decidido entre Internacional e Cruzeiro. Com gol de Figueroa, aos 56 minutos da segunda etapa, o Inter venceu a Raposa por 1 x 0 e se tornou o primeiro campeão brasileiro do Sul.
Escalação do Inter na final
Manga; Valdir, Figueroa, Hermínio e Chico Fraga; Caçapava, Falcão e Paulo César Carpeggiani; Valdomiro (Jair), Flávio Minuano e Lula. Técnico: Rubens Minelli.
Números da campanha do Inter
- 30 jogos;
- 19 vitórias;
- 8 empates;
- 3 derrotas;
- 51 gols marcados;
- 12 sofridos.
Gauchão de 1975
Além do título nacional, o Internacional ainda ganhou o Gauchão de 1975, deixando o Grêmio em segundo lugar naquele torneio. Porém, o time rival foi quem teve o goleador, com Tarciso, que marcou 13 vezes.
O Inter teve a maior goleada do torneio, tocando 6 x 0 no Ypiranga. A final aconteceu em 10 de agosto.