A Uefa anunciou, nesta segunda-feira (2), novidades sobre a situação de seleções da Rússia e clubes russos. Esses times continuarão fora de todos os torneios da entidade por conta das sanções da guerra no leste europeu.
A Rússia não terá nenhum representante nas competições da Uefa na próxima temporada. A medida é válida para a Liga dos Campeões, Liga Europa, Liga Conferência, Champions League Feminina e torneios das categorias de base.
Por conta da situação, o Zenit não vai disputar a Liga dos Campeões na temporada 2022/23. A equipe foi campeã russa no último final de semana e teria direito à uma vaga na fase de grupos da competição, porém disputará somente torneios nacionais com o mantimento da punição.
Sem o Zenit disputando competições internacionais, o atacante Yuri Alberto terá menos visibilidade no futebol europeu. O atleta teria mais chances de despertar o interesse de outros times caso estivesse disputando a Liga dos Campeões.
A situação afeta indiretamente o Internacional, já que o clube tem parte dos direitos econômicos do atacante. Caso o atleta seja negociado, o Colorado receberá 10% da quantia.
Alemão pode ser o novo Yuri Alberto?
O atacante Alexandre Alemão igualou marca de Yuri Alberto no Internacional. O atleta de 24 anos chegou aos três gols em três jogos consecutivos nos confrontos contra Fortaleza, Fluminense e Independiente Medellín.
O último jogador que havia atingido essa marca foi Yuri Alberto, quando marcou contra Flamengo, Fluminense e Santos. Durante o período, o atacante viveu um dos melhores momentos durante a carreira pelo Internacional.
Yuri Alberto foi vendido ao Zenit na temporada seguinte, por 25 milhões de euros (R$ 149 milhões). O Internacional tinha 75% dos direitos econômicos e ficou com R$ 112 milhões.