A temporada de 2024 tem tudo para começar com um título do Internacional. Ao menos é o que indica o histórico dos últimos 50 anos. Isso porque desde 1974 o Colorado faturou o Campeonato Gaúcho em todas as edições com final quatro.
Mais do que isso, ao longo da história do torneio, apenas duas vezes o Inter não levantou o troféu em anos assim.
Para isso, o Clube do Povo terá que quebrar a mais recente hegemonia do Grêmio, atual hexacampeão no Rio Grande do Sul, e superar o próprio tabu de não vencer uma competição desde 2016.
Mas, se depender do favoritismo nas casas de aposta esportiva online, o Inter tem tudo para recuperar o domínio no estado e manter uma escrita que já dura meio século.
Hoje, o Colorado aparece como principal candidato ao título do Gauchão de 2024, com odds a 1,90. Seu principal rival vem logo atrás, cotado a 2,00, enquanto o Juventude surge como a terceira força, apresentando valores de 7,50.
1974
O início dessa sequência vencedora do Inter em anos com final quatro aconteceu em 1974, numa campanha não apenas invicta, mas com 100% de aproveitamento.
Naquele ano, o Colorado venceu todos os seus 18 jogos na competição, sendo nove em cada turno, tornando-se assim automaticamente campeão, sem a necessidade de disputa de uma decisão.
Ao longo de todo o torneio, o Internacional marcou incríveis 43 gols e sofreu apenas dois. O atacante Escurinho, com 11 tentos, foi o artilheiro do certame.
1984
Dez anos depois, novamente o Colorado se sagrou campeão estadual, faturando o quarto tetracampeonato consecutivo de sua história até então. Naquela temporada, o torneio contou com 14 clubes, que se enfrentaram numa fase de classificação.
Os seis melhores se garantiram na etapa decisiva, na qual todos duelaram entre si. Único a vencer seus cinco jogos, o Inter faturou o 29º título gaúcho de sua história.
1994
Já no ano do tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira, o Campeonato Gaúcho foi um dos mais longos da história, com a participação 23 clubes e 44 rodadas, com jogos de turno e returno.
Não à toa, o certame foi apelidado pela imprensa como “O Interminável”. Com 67 pontos, cinco a mais do que o vice-campeão Juventude, o Inter ficou com a taça mais uma vez.
Um dos fatos mais bizarros do campeonato aconteceu em 11 de dezembro, quando o Grêmio entrou em campo três vezes no mesmo dia para enfrentar o Aimoré (às 14h), o Santa Cruz (às 16h) e o Brasil de Pelotas (às 18h), num acontecimento que foi parar inclusive no Guinness Book.
2004
Num formato bem mais enxuto, porém complexo, o campeonato de 2004 foi dividido em duas fases. Na primeira, times dos grupos A e B se enfrentaram separadamente e os dois melhores de cada lado avançaram para as semifinais.
Na decisão do grupo A, disputada em jogo único no município de Bento Gonçalves, o Inter bateu o Grêmio na prorrogação, com um gol de Nilmar a oito minutos do fim.
Já na fase final, o Colorado passou pelo Glória nos pênaltis após empate por 2 a 2 e acabou faturando o título diante da Ulbra, com uma vitória de virada na cidade de Canoas. Novamente, o herói foi o atacante Nilmar, ídolo do clube.
2014
Por fim, o ano marcado pela realização da Copa do Mundo no Brasil teve novamente um título gaúcho do Internacional. Desta vez, o torneio reuniu 16 equipes, que foram divididas em dois grupos, mas todas se enfrentaram.
Nas 15 partidas que disputou, o Colorado venceu 12, empatou duas e perdeu apenas uma, se garantindo no mata-mata.
Com grandes vitórias sobre Cruzeiro-RS e Caxias, nas quartas e semifinal, respectivamente, o Inter chegou à decisão contra o seu maior rival e não decepcionou. Triunfos por 2 a 1 e 4 a 1 garantiram o 43º troféu estadual de sua história e o quarto de uma sequência de seis canecos seguidos.
Histórico antigo
Inaugurado em 1919, o Gauchão teve 103 edições realizadas, das quais nove em anos com final quatro, com um hiato em 1924 por conta da Revolução de 1923 no Rio Grande do Sul. Deste total, em sete o Internacional se sagrou campeão, ficando sem o troféu apenas em 1954 (Renner campeão e Brasil de Pelotas vice) e 1964 (Grêmio campeão e Inter vice).
Coincidências ou não, 2024 tem tudo para ser o ano em que o torcedor colorado voltará a soltar o grito de campeão.