Uma prova mais do que real acabou revelando que o Inter é que deveria ser o verdadeiro campeão brasileiro de 2005, quando toda aquela grande polêmica aconteceu. O time gaúcho fez alguns elencos de peso no decorrer dos anos, mas, no final das contas, alguns deles acabam suas temporadas sem conquistar os títulos desejados, muitas vezes por fatores externos.
O Alvirrubro tem algumas campanhas que terminaram em decepções para os adeptos, mas, em algumas delas, o verdadeiro culpado por isso não foi o time. Talvez os colorados mais novos não se lembrem, mas todo torcedor do Clube do Povo sabe a história do Brasileirão de 2005, que foi praticamente arrancado das mãos da equipe vermelha.
Na época, um escândalo de arbitragem fez com que o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), anulasse 11 partidas o Campeonato Brasileiro, incluindo uma do Internacional e duas do Corinthians. Com aqueles pontos que os paulistas arrecadaram nas reedições das partidas, a equipe acabou ficando a frente dos colorados, algo que vem causando raiva desde então.
Inter deveria ser campeão de 2005
O fato daquele troféu ser direito do time gaúcho, inclusive, chegou a ser confirmado pelo presidente do Corinthians da época, Alberto Dualib. Em 2007, uma conversa gravada por uma escuta acabou sendo revelada, onde ele admitia que foi “roubado”. “Nos últimos cinco jogos, nós tínhamos 14 pontos na frente e chegamos, entendeu, um ponto só. Roubado”, declarou.
Além disso, o ex-presidente também teria afirmado que a anulação das partidas foi o que resultou no título. “Se não tivesse a anulação de 11 jogos, nós estávamos fora. Porque campeão de fato e de direito seria o Internacional”, completou. Vale lembrar também o pênalti em cima de Tinga, que não foi marcado, resultando na expulsão do atleta por uma simulação que não aconteceu.