Portal do Colorado
Notícias do Internacional

FIFA está preparando nova punição ao goleiro Sergio Rochet

A FIFA segue buscando por alternativas para punir os jogadores dentro de campo, incluindo o goleiro Sergio Rochet. Além dos cartões amarelos e vermelhos que geram expulsões definitivas no momento do jogo, a entidade máxima do futebol estuda novas possibilidades nos bastidores. Desta forma, por conta das ceras feitas por atletas de times que estão com a vantagem a seu favor, um novo método deve ser implantado ainda neste ano.

A novidade seria o cartão azul, que já é alvo de polêmicas e gera debates mesmo sem ter sido anunciado oficialmente. Ele torna passível de punição no caso de faltas apelativas, que impedem chances claras de gol, reclamações acima do tom, além de ceras causadas por jogadores que estão com o placar favorável na partida.

Os goleiros, como Sergio Rochet, do Internacional, também não estarão isentos do cartão azul. Caso haja uma atualização da regra na International Football Association Board (IFAB), órgão que define as regras de futebol, o jogador ficaria de fora da partida por 10 minutos. Além disso, nenhum jogador penalizado pode ser substituído durante o período.

No caso de punição para os goleiros, os técnicos teriam apenas duas opções para não deixar seu gol aberto por 10 minutos: utilizar um jogador de linha na posição enquanto o período estiver em vigor ou substituir um jogador de linha permanentemente por um goleiro reserva. Assim, quando acabar o período de punição, teria que fazer uma nova troca, substituindo um dos goleiros por um de linha reserva.

Sergio Rochet será prejudicado com a medida?

A decisão gerou muitas críticas para a FIFA e o IFAB decidiu adiar o início do período de testes por tempo indeterminado. O assunto ainda voltará ao debate na reunião geral anual que acontece no início do mês de março. Por conta da reação negativa no meio do futebol, o IFAB decidiu mudar os planos e realizar um novo debate sobre a novidade.